17 Animais híbridos épicos

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Provavelmente já ouviu falar de uma mula (um cruzamento entre uma fêmea de cavalo e um macho de burro) e talvez já tenha ouvido falar de um burro (um cruzamento entre uma fêmea de burro e um macho de cavalo).

Mas sabia que existem dezenas de exemplos de animais híbridos à nossa volta?

Alguns destes animais híbridos ocorrem de forma natural, enquanto a maior parte deles ocorre devido ao envolvimento humano e à reprodução selectiva.

O que é exatamente um animal híbrido?

As espécies são definidas como grupos de organismos vivos constituídos por indivíduos semelhantes, capazes de trocar genes ou de se cruzarem entre si.

No entanto, um animal híbrido ocorre quando os progenitores de duas espécies diferentes (mas normalmente muito próximas) são capazes de produzir descendência.

A descendência híbrida de duas espécies diferentes é normalmente infértil e, por isso, não é capaz de se reproduzir, embora existam algumas excepções.

Com a intervenção científica e certas técnicas de reprodução (incluindo a inseminação artificial), é possível criar uma linha de reprodução de animais hibridizados que sejam efetivamente férteis.

A internet está cheia de imagens photoshopadas de estranhos mash-ups de animais, mas abaixo listamos 17 dos mais épicos animais híbridos que realmente existem:

Ligeiro

Tigre macho & leão fêmea

Liger - o maior dos grandes felinos

O ligre é um híbrido entre um leão macho e uma tigresa fêmea e é o maior felino vivo atualmente, chegando a pesar 420 kg.

Apresentam padrões de riscas delicadas no pelo de cor bronzeada que se desvanecem gradualmente em diferentes manchas.

Não se sabe se os Ligers existem na natureza (uma vez que os habitats dos seus progenitores não se sobrepõem), sendo apenas vistos em cativeiro onde foram criados seletivamente.

Tigrão

Leão macho & tigre fêmea

Um exemplar impressionante de tigre

Um tigre tem os mesmos pais que um ligre, mas com os géneros dos pais invertidos - um tigre macho e uma leoa fêmea.

O corpo do tigre é castanho claro com riscas e barriga branca, e a cabeça é grande, com crina e pintas.

Os tigres só existem em cativeiro como parte de programas de reprodução, uma vez que são geralmente estéreis (embora tenha havido algumas excepções notáveis).

Jaglion

Macho de jaguar & fêmea de leão

Irmãos Jaglion

Estes grandes felinos híbridos únicos chamam-se "jaglions" e só se conhecem dois exemplares.

Jahzara e Tsunami são irmãos naturais de um jaguar macho e de uma leoa, criados juntos no mesmo jardim zoológico, e vivem atualmente no Bear Creek Wildlife Sanctuary, em Ontário, Canadá

Leão

Macho de leopardo & fêmea de leão

O leopão-pintado

O leoponte é um híbrido muito raro de um leopardo macho e uma leoa que só foi produzido em cativeiro.

O leopon tem um aspeto impressionante - muito parecido com uma besta mítica, com a cabeça de um leão e o corpo de um leopardo.

O primeiro leopardo foi criado na Índia em 1910 e, mais de um século depois, crê-se que atualmente existam apenas cerca de 100 no mundo.

Gato da savana

Gato doméstico & serval

Gato da savana com trela

Os gatos da savana são a descendência de um gato doméstico e de um serval - um gato selvagem africano de tamanho médio. Estes deslumbrantes gatos híbridos tendem a ser mais sociáveis do que os gatos domésticos e são frequentemente descritos como parecidos com cães.

O gato da savana gosta de brincar à apanhada, não tem medo da água e não se importa de andar com trela. Também tem a sua herança serval intacta, com a capacidade de saltar 3 metros de altura diretamente do chão.

Toyger

Gato de Bengala & gato malhado

Um toyger com o seu casaco de gato grande

Os Toygers são uma raça de gatos de design, criados a partir de gatos de Bengala e tabby para criar um aspeto de tigre selvagem num gato completamente domesticado.

O animal foi inicialmente criado por Judy Sugden em 1980 para ajudar a evitar a extinção dos gatos selvagens, atraindo os amantes dos grandes felinos para este gato híbrido mais pequeno e parecido.

Têm marcas escuras sobre um fundo laranja brilhante na parte superior e uma parte inferior branca, e um corpo maior e mais comprido do que os gatos domésticos típicos para melhor ostentar as suas riscas verticais de estilo tigre.

Cheetoh

Gato de Bengala & ocicat

Chita estilo chita

O cheetoh foi criado em 2001 por um criador que pretendia criar um novo felino que apresentasse as características físicas de um gato selvagem com a delicadeza de um gato doméstico.

Conseguiram, e a chita tem uma pelagem deslumbrante e macia que a faz parecer um pouco com um leopardo ou chita em miniatura, com pequenas rosetas ou manchas numa variedade de cores castanhas, douradas e canela.

Os Cheetohs são uma das maiores raças de todos os gatos domésticos, mas ainda são híbridos muito raros.

Urso Grolar

Urso polar & urso castanho

Dois ursos grolar brincam a lutar

Também conhecidos por grizz polar, polizzle, pizzly bear, grizzlar ou nanulakm, estes impressionantes predadores híbridos de topo são uma combinação de urso grizzly e urso polar.

São um pouco invulgares na medida em que são vistos com mais frequência na natureza do que nos jardins zoológicos.

O primeiro avistamento confirmado de um grolar foi em 2006, confirmado por testes de ADN de um urso de aspeto estranho abatido na Ilha Banks, no Ártico canadiano.

É provável que as alterações climáticas estejam a aumentar a interação entre os ursos pardos e os ursos polares na natureza, levando-os a partilhar cada vez mais territórios sobrepostos.

Zebroid

Zebra & qualquer outro equídeo

Um pagamento de zebróides

Um zebroid é um termo genérico para um híbrido da zebra com qualquer outro equídeo. A zebra foi cruzada pela primeira vez em 1815 e referenciada no livro de Darwin A Origem das Espécies .

Na altura, pensava-se que a criação de animais permitiria tirar o melhor partido de ambas as espécies - as zebras eram menos susceptíveis a doenças do que os cavalos, enquanto os cavalos domesticados são mais fáceis de treinar.

A criação subsequente e frequente de zebras com equídeos deu origem a muitos tipos diferentes de híbridos de zebras - zorses, zonkeys, zonies, zedonks e zebmule, muitos dos quais são utilizados como animais de trabalho e todos têm vários graus de riscas de zebra únicas.

Lobo Coiro

Coiote & lobo

Lobo Coiote - metade lobo, metade coiote.

Os coiotes e os lobos só divergiram há cerca de 200.000 anos e as duas espécies ainda são capazes de acasalar e produzir descendência viável, conhecida como coiwolf.

Os coiotes partilham muitas das características dos seus dois progenitores e, quando adultos, o seu tamanho situa-se algures entre o de um coiote e o de um lobo.

Não se sabe se os lobos-coiotes são animais que acasalam para toda a vida - como acontece com as suas duas espécies progenitoras.

Wholphin

Falsa orca macho & golfinho roaz fêmea

O golfinho-baleia de aspeto fresco

O golfinho-baleia é um híbrido raro, nascido da reprodução de uma fêmea de golfinho roaz e de um macho de falsa orca.

De facto, o lobo-marinho é um dos animais híbridos mais raros do mundo.

O tamanho, a cor e a forma dos golfinhos são uma mistura das espécies progenitoras, o que lhes confere um aspeto verdadeiramente único.

Um facto interessante sobre os golfinhos - têm 66 dentes, exatamente a meio caminho entre os 88 dentes dos golfinhos roazes e os 44 dentes das baleias assassinas.

Sabe-se que existem golfinhos na natureza e que os pescadores se referem a eles como "o grande animal cinzento".

A sua melhor hipótese de ver um, no entanto, é ir ao Sea Life Park no Havai, onde atualmente existem dois lobos em cativeiro.

Narluga

Narwal & baleia beluga

Uma baleia narluga sorri para a câmara

Os narvais e as baleias beluga são semelhantes em tamanho e são as duas únicas espécies da família Monodontidae, pelo que talvez não seja muito surpreendente que consigam reproduzir-se com sucesso na natureza.

Embora as narlugas sejam extremamente raras, houve uma série de avistamentos recentes no Atlântico Norte, bem como relatos de um cardume de baleias beluga que adoptou um narval perdido em águas canadianas.

Os Narlugas são os animais maiores e mais pesados desta lista de híbridos.

Cama

Camelo & amp; lama

Uma cama a pastar

Criadas pela primeira vez em 1998 no Centro de Reprodução de Camelos no Dubai, estas criaturas híbridas resultam do cruzamento de um camelo dromedário macho da Ásia e de uma lama fêmea da América do Sul.

O objetivo deste projeto de criação era criar um animal com o tamanho e a força de um camelo e a produção de lã e o temperamento mais suave de uma lama.

As camas não têm corcunda de camelo e o seu tamanho situa-se algures entre o camelo e a lama.

Búfalo

Búfalo & vaca

Búfalo

O búfalo é a descendência fértil do gado doméstico e do bisonte americano (conhecido como búfalo).

Pensa-se que os primeiros cruzamentos entre estas duas espécies ocorreram há cerca de 250 anos, seguidos de cruzamentos intencionais a partir do século XIX.

O búfalo foi criado para combinar os melhores atributos de ambos os animais para melhorar a produção de carne de bovino, mas infelizmente resultou num sério revés para a conservação do bisonte americano selvagem, com os rebanhos de bisontes selvagens a ficarem poluídos com genes de gado.

Dzo

Vaca & cãibra; iaque selvagem

Um cão de pastoreio

Originário dos planaltos da Mongólia e do Tibete, o dzo é um animal macho híbrido de um iaque e de uma vaca doméstica.

Enquanto os machos são geralmente estéreis, a fêmea híbrida - conhecida como dzomo ou zhom - é fértil. Estes híbridos tendem a ser maiores e mais fortes do que as vacas e os iaques, e são apreciados pela sua produtividade de carne e leite.

Zubron

Vaca e camarão; bisonte europeu

Um poderoso zubron

Os Zubron foram criados através do acasalamento de gado doméstico com um bisonte europeu, com o objetivo de criar uma nova forma de gado doméstico, maior, mais forte e mais resistente às doenças.

Os Zubron são híbridos extremamente grandes, com os machos a pesarem até 1.200 quilos, e são animais resistentes, capazes de tolerar invernos rigorosos.

O primeiro zubron foi criado em 1847, mas o projeto fracassou por várias razões, deixando apenas uma pequena manada a vaguear livremente no Parque Nacional Bialowieski, na Polónia.

Geep

Caprinos & ovinos

Um geep - o pássaro mais giro?

Terminamos a nossa coleção de animais híbridos com esta gracinha! O híbrido ovelha-cabra é conhecido por geep - ou por vezes 'shoat'.

A reprodução entre cabras e ovelhas ocorre por vezes na natureza, mas os seus descendentes são geralmente nados-mortos.

Existem apenas dois casos conhecidos de geeps vivos, mas estes eram infelizmente estéreis devido à composição dos seus cromossomas.

E esta é a nossa lista dos animais híbridos mais fixes do mundo. Algum te surpreendeu? Qual achas que é o animal híbrido mais louco?

Há alguma espécie híbrida que ache que devemos acrescentar a esta lista?

Participe e informe-nos na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.