Os animais mais pequenos do mundo

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Já se perguntou qual é o animal mais pequeno do mundo? Então está no sítio certo - aqui está a nossa opinião sobre os animais mais pequenos do mundo.

Os seres humanos são muito mais pequenos do que os maiores animais do planeta, mas continuamos a ser uma espécie relativamente grande, que ultrapassa a maioria dos seres vivos. Existem literalmente milhões de espécies animais mais pequenas do que os seres humanos, e muitas dessas espécies não são maiores do que uma mão humana.

Embora tenhamos tendência para pensar que maior é melhor, para a vida selvagem isso não é necessariamente o caso. Sendo pequenos, precisam de menos recursos para sobreviver e têm todo o tipo de opções de esconderijos para escapar aos predadores ou hibernar.

O nosso critério para a lista foi que os animais deveriam ser apenas vertebrados e aracnídeos (portanto, nada de insectos ou bactérias), e tentámos fornecer uma variedade de famílias de animais (por exemplo, deixámos de fora a minúscula rã eleuthera de Monte Iberia, mas incluímos a rã demais pequeno Paedophryne amanuensis rã).

No final da página, incluímos também alguns pequenos animais bónus que não entraram na lista dos animais mais pequenos, mas que, no entanto, são exemplos muito pequenos da sua espécie (como um tubarão de 20 cm!).

Com isto em mente, aqui está a nossa seleção dos animais mais pequenos do mundo:

15 dos animais mais pequenos do mundo

Tatu-canastra cor-de-rosa (Chlamyphorus truncatus)

Tatu-canastra cor-de-rosa

O tatu-canastra - ou "pichiciegos" - é a espécie mais pequena de tatu, com uma média de 105 milímetros de comprimento. São animais adaptados ao deserto, escavadores e noturnos, e endémicos do deserto e das pastagens arbustivas da Argentina central. Também estão listados na nossa lista de nomes de animais mais engraçados!

Társio das Filipinas (Carlito syrichta)

Um társio das Filipinas a passear

O társio das Filipinas vive nas florestas densas e baixas do centro e do sul das Filipinas. Com 85 a 165 milímetros de altura em adulto, o társio é um dos primatas mais pequenos do mundo.

Serpente de Barbados (Leptotyphlops carlae)

Serpente mais pequena - Serpente de Barbados

Esta serpente mais pequena do mundo é uma espécie que só se encontra nas ilhas caribenhas de Barbados, Barbuda e Antígua. Medindo até 100 milímetros, a sua boca minúscula só abre o suficiente para se alimentar de insectos microscópicos.

O lémure-rato da Madame Berthe ( Microcebus berthae )

Lémure-rato de Madame Berthe - o primata mais pequeno do mundo

O lémure-rato de Madame Berthe tem o título de primata mais pequeno do mundo, com um comprimento médio de 92 milímetros e um peso de cerca de 30 gramas. Este primata solitário e noturno é endémico de Madagáscar.

Tartaruga Padloper salpicada ( Homopus signatus )

Tartaruga de padloper salpicada - tartaruga mais pequena

Vivendo apenas na região de Namaqualand, na África do Sul, a tartaruga-de-papo-amarelo é a espécie mais pequena de tartaruga (sim, as tartarugas e os cágados são da mesma família!). Os machos têm em média 70 milímetros de comprimento e as fêmeas 100 milímetros, vivendo em afloramentos rochosos onde se alimentam de pequenas suculentas e se escondem dos predadores em fendas.

Beija-flor abelha ( Mellisuga helenae )

Colibri abelha - a ave mais pequena do mundo

A ave mais pequena do mundo é o beija-flor abelha, que vive apenas em Cuba, tem 57 milímetros de comprimento, pesa menos de 2 gramas e é capaz de bater as asas até 200 vezes por segundo!

Jerboa-pigmeu do Baluchistão (Salpingotulus michaelis)

O roedor mais pequeno é o jerboa pigmeu do Baluchistão, de aspeto único

O jerboa anão de três dedos, também conhecido pelo nome de jerboa pigmeu do Baluchistão, é o roedor mais pequeno que se conhece, com 44 milímetros de comprimento e patas traseiras relativamente grandes.

Morcego de nariz de porco de Kitti ( Craseonycteris thonglongyai )

Morcego de nariz de porco de Kitti ( Craseonycteris thonglongyai ), também conhecido como morcego-bumbelbee, é o mamífero mais pequeno do mundo

Com uma média de cerca de 30 milímetros de comprimento, o morcego de nariz de porco de Kitti (também conhecido como morcego abelhão) é oficialmente o mamífero mais pequeno do mundo - do mesmo tamanho que um abelhão. Para além do seu tamanho minúsculo, podem ser reconhecidos pelos seus focinhos semelhantes aos de um porco e pela sua pelagem castanho-avermelhada. Esta espécie em vias de extinção vive em grupos de até 100 pessoas em grutas de calcário ribeirinhas na Tailândia e em Myanmar.

Brookesia micra camaleão (Brookesia micra)

Brookesia Micra camaleão

Outro animal endémico de Madagáscar nesta lista de animais mais pequenos, o Brookesia Micra é o camaleão mais pequeno que se conhece. A espécie foi descoberta em 2012, com o adulto médio a crescer até 25 milímetros - suficientemente pequeno para se sentar no topo de um dedo humano.

Cavalo marinho pigmeu da Denise (Hippocampus denise)

Hipocampo Denise

Esta espécie rara de cavalo-marinho, com excelentes capacidades de camuflagem, é a mais pequena do mundo, com apenas 24 milímetros. Também conhecido como cavalo-marinho pigmeu de Denise ou cavalo-marinho pigmeu amarelo (não confundir com o cavalo-marinho anão, que se move muito lentamente), encontra-se no Pacífico ocidental, da Indonésia à Micronésia.

Osga anã de Jaraguá (S phaerodactylus ariasae)

Sphaerodactylus ariasae

Conhecida como lagartixa anã de Jaraguá, esta lagartixa atinge os 18 milímetros e, talvez por causa do seu tamanho diminuto, só foi vista no Parque Nacional de Jaraguá, na República Dominicana.

Lesma minúscula arborícola (Thorius Arboreus)

Thorius arboreus

Estas minúsculas salamandras encontram-se no chão das florestas de Oaxaca, no México, e são facilmente reconhecidas pelos seus olhos grandes, semelhantes aos de um inseto. Os seus corpos longos e finos têm, em média, apenas 17 milímetros de comprimento, menos 1 milímetro do que a osga anã de Jaraguá, e pensa-se que é o réptil mais pequeno do mundo

Peixes Paedocypris (Paedocypris)

Peixes Paedocypris

Com um exemplar adulto que mede apenas 7,9 milímetros de comprimento, o Paedocypris é o peixe mais pequeno conhecido pela ciência. Encontrado em pântanos e riachos nas ilhas indonésias de Bornéu, Sumatra e Bintan, o peixe é tão pequeno que nem sequer tem um crânio completo, deixando partes do seu minúsculo cérebro sem cobertura óssea.

Rã Paedophryne amauensis (Paedophryne amauensis)

Rã Paedophryne amauensis - a rã mais pequena do mundo

A rã Paedophryne amauensis detém o título de rã, anfíbio e vertebrado mais pequeno do mundo, com apenas 7,7 milímetros de comprimento. Descoberta pela primeira vez na Nova Guiné em 2009, esta rã é extremamente difícil de encontrar na natureza, uma vez que se camufla na folhagem do chão das florestas tropicais.

O animal mais pequeno do mundo - Aranha-musgo do abeto (Microhexura montivaga)

O animal mais pequeno do mundo - a aranha-musgo do abeto!

Qual é o animal mais pequeno do mundo? De acordo com os nossos critérios, a aranha-musgo do abeto encaixa-se na lista, com uns impressionantes 4 milímetros. Vivendo nos Montes Apalaches, nos EUA, o animal mais pequeno do mundo está, infelizmente, na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção devido à crescente escassez de tapetes de musgo, que são fundamentais para a sobrevivência da aranha.

Outros pequenos animais notáveis

Macaco mais pequeno: Saguim-pigmeu (Callitrichidae Cebuella )

Saguim-pigmeu, o macaco mais pequeno

Possivelmente o animal minúsculo mais bonito desta lista, o saguim-pigmeu é oficialmente o macaco mais pequeno do mundo (e um animal que acasala para toda a vida). Excluindo a cauda, estes macacos sul-americanos têm uma altura média de apenas 130 milímetros. Os saguins-pigmeus são normalmente encontrados em florestas à beira de rios, procurando insectos debaixo de coberturas.

Gato mais pequeno: Gato malhado ferrugento (Prionailurus rubiginosus)

O gato mais pequeno - o gato malhado enferrujado

Um dos membros mais pequenos da família dos gatos (juntamente com o gato-de-patas-pretas), o gato malhado enferrujado atinge cerca de 400 milímetros de comprimento, excluindo a cauda. A espécie está classificada pela IUCN como quase ameaçada e encontra-se em áreas pequenas e fragmentadas da Índia, Nepal e Sri Lanka.

Antílope mais pequeno: Antílope real (Neotragus pygmaeus)

Antílope mais pequeno - Antílope real

Esta espécie de antílope da África Ocidental é considerada o antílope mais pequeno do mundo, com apenas 250 milímetros.

Leproídeo mais pequeno: coelho Pymgy (Brachylagus idahoensis)

Coelho pigmeu

O coelho-pigmeu vive na costa oeste dos EUA e é a espécie mais pequena de coelho, com uma média de 260 milímetros de comprimento. Tendem a viver em áreas com solos profundos e arbustos altos e densos que utilizam como alimento e abrigo.

Tubarão mais pequeno: Tubarão-lanterna-anão (Etmopterus perryi)

Tubarão-lanterna anão

O tubarão-lanterna-anão é a espécie de tubarão mais pequena do mundo, com cerca de 210 milímetros. Os tubarões contêm órgãos emissores de luz que ajudam a camuflá-los dos predadores e atraem pequenas criaturas para a caça. (Conheça outros animais brilhantemente bioluminescentes).

Mamífero mais pequeno em peso: Musaranho etrusco (Callitrichidae Cebuella )

Musaranho etrusco - o mamífero mais leve

Com uma cauda curta, o musaranho etrusco adulto atinge, em média, 58 milímetros. É um mamífero ligeiramente mais comprido do que o morcego de nariz de porco de Kitti, mas é mais pequeno em peso. Comendo até 25 vezes por dia devido ao seu elevado metabolismo, estes pequenos mamíferos distinguem-se também por terem o maior rácio cérebro/peso corporal de todos os animais do mundo!

Golfinho mais pequeno: Vaquita (Phocoena sinus)

Vaquita - o golfinho mais pequeno do mundo

A vaquita é uma espécie de golfinho extremamente rara e em vias de extinção, com cerca de 12 exemplares no Golfo da Califórnia. As fêmeas são o maior dos dois sexos e atingem cerca de 1.400 milímetros.

Vaca mais pequena: Vechur (Bos taurus indicus)

Vaca Vechur

Considerada a raça de gado mais pequena, a vaca Vechur só existe na Índia e tem um comprimento médio de 1240 milímetros e uma altura de 87o centímetros.

O que acha - algum destes animais minúsculos o surpreendeu? Ou talvez tenhamos deixado de fora uma escolha óbvia para adicionar à lista dos animais mais pequenos.

Participe e diga-nos o que pensa, ou quaisquer experiências que tenha com pequenos animais, na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.