As árvores mais altas do mundo

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

A maior parte deste sítio Web é dedicada à vida selvagem, mas a flora - incluindo as árvores - pode ser tão impressionante e de cortar a respiração como a fauna, especialmente as maiores e mais altas árvores do mundo.

Embora as árvores estejam enraizadas no solo e não tenham a capacidade de se deslocar, têm a capacidade de crescer para cima e para fora, alcançando o céu. Os cientistas acreditam que existe, de facto, uma altura máxima teórica que as árvores podem atingir, entre 122 e 130 metros. As árvores mais altas conhecidas atualmente não atingem esta altura teórica, mas são, ainda assim, de cair o queixo, atingindoalturas superiores a 110 metros.

A localização exacta de muitas das árvores mais altas não é do conhecimento público, mas o oeste dos EUA é o lar de sequóias e sequóias, as espécies de árvores mais altas da Terra atualmente. Outras árvores imponentes com mais de 90 metros de altura encontram-se nos trópicos remotos do Bornéu e nas florestas antigas da Tasmânia.

De seguida, apresentamos as 10 árvores mais altas do mundo, as 20 espécies de árvores mais altas da Terra em termos de altura média, as árvores mais altas por continente e as maiores árvores que alguma vez agraciaram a Terra com a sua presença. Comecemos pelas árvores mais altas do mundo, com esta lista que inclui apenas a árvore mais alta por espécie:

Hyperion, 115,9 metros

Pau-brasil da costa no Parque Nacional de Redwood, Califórnia, EUA

As espécies de árvores mais altas do mundo são as sequóias da costa, que se encontram no Parque Nacional de Redwood e que atingem mais de 100 metros de altura

A Hyperion, no Parque Nacional de Redwood, na Califórnia, é a árvore mais alta dos Estados Unidos e do planeta, embora a sua localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de vandalismo e danos.

O Hiperion foi descoberto em 2006 pelos naturalistas Michael Taylor e Chris Atkins, tendo sido escalado e medido por Stephen Sillett para obter a sua altura oficial. Para além da sua incrível altura, o Hiperion tem um diâmetro de 4,8 metros e contém mais de 500 metros cúbicos de madeira.

As sequóias da costa ( Sequoia sempervirens ) vivem tipicamente entre 500 e 700 anos, embora tenha sido documentado que alguns vivem até mais de 2.000 anos. Pensa-se que o Hyperion tem entre 600 e 800 anos e continua a crescer forte.

Existem muitas outras sequoias costeiras de grande altura no Parque Nacional de Redwood. As sequoias gigantes incluem Helios (114,1 metros), Icarus (113,1 metros) e Daedalus (110,8 metros)... mas como o pai do lote, Hyperion merece o seu nome impressionante e o título de árvore mais alta do mundo.

Menara, 100,8 metros

Meranti amarelo em Sabah, Bornéu, Malásia

Menara de pé na área de conservação de Danum Valley, em Sabah

Menara é a árvore meranti amarela mais alta ( Shorea faguetiana Tem havido alguma controvérsia sobre a altura exacta, mas medições recentes colocam-na a 100,8 metros - no topo desta lista das árvores mais altas do mundo.

Invulgarmente para esta lista de árvores altas, a Menara foi descoberta utilizando uma tecnologia laser conhecida como "lidar" (light detection and ranging). Um pequeno avião com um dispositivo lidar sobrevoou a copa das árvores, disparando impulsos laser para o solo, de modo a criar um mapa topográfico. Depois de a árvore ter sido encontrada, os investigadores chamaram-lhe, compreensivelmente, Menara - a palavra malaia para "torre".

Centurião, 99,8 metros

Cinza de montanha, Vale de Arve, Tasmânia, Austrália

Árvore do Centurião na Tasmânia

O número três desta lista é outra árvore com um nome bem conhecido - Centurião, em homenagem aos centuriões romanos. Atualmente, a árvore tem 99,82 metros de altura e um diâmetro de 4,05 metros, mas continua a crescer e pode ultrapassar a marca dos 100 metros nos próximos anos.

Este gigante é o mais alto freixo da montanha ( Eucalipto regnans ) e pode ser encontrada no vale do Arve, no estado insular da Austrália, a Tasmânia. Também detém os títulos de planta com flor mais alta e de árvore de madeira dura mais alta do mundo.

Em fevereiro de 2019, a Centurion sobreviveu por muito pouco aos incêndios florestais na Tasmânia, que dizimaram grande parte da flora circundante e danificaram a base do tronco da Centurion. Estes danos podem impedir que a Centurion cresça muito mais.

Abeto Doerner, 99,7 metros

Coast Douglas-fir, Condado de Coos, Oregon, EUA

Abeto de Doerner no Condado de Coos, Oregon, EUA

A quarta árvore mais alta do mundo, o abeto de Doerner, é um pinheiro Douglas da costa ( Pseudotsuga menziesii ) que vivem em matas antigas no leste do condado de Coos, no Oregon, EUA.

Com 99,7 metros de altura, o Abeto Doerner é apenas alguns centímetros mais pequeno do que a Centurion (a terceira árvore mais alta do mundo) e tem tido a sorte de sobreviver ao intenso abate de árvores maiores e mais velhas que tem ocorrido em grande parte do Oregon.

Torre do Corvo, 96,7 metros

Abeto de Sitka, Prairie Creek Redwoods State Park, Califórnia, EUA

Árvores altas épicas à volta da Torre do Corvo

Outra árvore poderosa com uma localização secreta, a Raven's Tower ergue-se algures num dos melhores parques estatais da América para árvores enormes - o Prairie Creek Redwoods State Park, gerido pela California State Parks. A árvore é um abeto sitka ( Picea sitchensis ), descoberto por Michael Taylor e Ron Hildebrandt em 2001, e medido em 2007 com 96,7 metros de altura.

A Torre do Corvo tem um ecossistema altamente localizado de raízes e plantas que crescem nela até bem acima do nível do solo, usando o seu imenso tamanho para suportar outra vida florestal.

A Raven's Tower está rodeada por muitas outras árvores maciças, e o Prairie Creek Redwoods State Park foi de facto concebido e criado para proteger estas árvores gigantes.

Sequoia gigante sem nome, 95,7 metros

Sequoia gigante, Floresta Nacional da Sequoia, Califórnia, EUA

Sequóias na Floresta Nacional da Sequoia

Sequoia gigante ( Sequoiadendron giganteum A Floresta Nacional das Sequóias tem de estar na sua lista de desejos na Califórnia se gosta de árvores altas, pois é lá que vai encontrar este exemplar.

Não só estas sequóias da América do Norte são árvores altas, como também são algumas das árvores mais largas da Terra, com um perímetro de até 7 metros que é preciso ver para crer. De facto, se estivéssemos a medir as maiores árvores por volume, a General Sherman - uma sequoia gigante com um diâmetro de 7,7 metros - estaria no topo da lista, com um volume de 1.487 metros cúbicos!

Cavaleiro Branco, 91 metros

Goma de maná, Reserva Florestal de Evercreech, Tasmânia, Austrália

Base do Cavaleiro Branco na Tasmânia

A Reserva Florestal de Evercreech, na Tasmânia, Austrália, alberga um grupo de manna gums super altos ( Eucalipto viminalis A mais alta delas, com 91 metros de altura, é uma árvore conhecida como Cavaleiro Branco.

Ao contrário de muitas das outras árvores altas desta lista, a localização do Cavaleiro Branco não é secreta. De facto, é um marco local popular perto da cidade de Mathinna e atrai um grande número de turistas.

Neeminah Loggorale Meena, 90,7 metros

Blue gum, Tasmânia, Austrália

Uma floresta de goma azul na Tasmânia

Outra árvore alta da Tasmânia, a Neeminah Loggorale Meena, é a mais alta goma-azul conhecida ( Eucalipto globulus O seu nome invulgar e invulgarmente longo significa "mãe e filha" na língua aborígene.

A árvore gigante fica no meio de uma área que foi desmatada e, felizmente, as leis de conservação locais significam que a Timber Tasmania (anteriormente Forestry Tasmania) evita que qualquer árvore com mais de 85 metros seja derrubada.

Freixo Alpino sem nome, 87,9 metros

Cinzas alpinas, Florentine Valley, Tasmânia, Austrália

Florentine Valley, Tasmânia

Mais uma árvore de grande porte da Tasmânia, o Florentine Valley é conhecido pela sua floresta antiga e remota, onde se encontram alguns enormes freixos alpinos ( Eucalipto delegatensis ).

A maior delas ainda não tem nome, mas foi medida com 87,9 metros de altura.

Rei Stringy, 86 metros

Casca de árvore de topo castanho, Tasmânia, Austrália

Uma clareira de árvores de casca de árvore castanha na Tasmânia

A árvore de nome maravilhoso King Stringy está em último lugar nesta lista das 10 árvores mais altas, mas é digna da sua coroa de árvore mais alta de castanho ( Eucalipto obliqua ) a nível mundial, com 86 metros de altura.

Apesar de esta espécie ser extremamente robusta, estas árvores têm este nome devido à sua casca grossa e fibrosa que se desprende facilmente da árvore.

Algumas árvores altas de bónus

A árvore mais alta de África:

A árvore mais alta de África foi recentemente descoberta num vale remoto do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. Com 81,5 metros de altura, esta Entandrophragma excelsum é uma das poucas árvores gigantes do continente africano.

A árvore mais alta da Europa:

O título de árvore mais alta da Europa pertence à célebre árvore Karri Knight, situada em Valle de Canas. A árvore Karri Knight ( Eucalipto diversicolor ) tem atualmente 72,9 metros de altura, mas com "apenas" 120 anos de idade é provável que continue a crescer durante alguns anos.

A árvore mais alta do Reino Unido:

Betws y Coed, no Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, não é apenas o lar do pico mais alto do País de Gales, mas também da árvore mais alta do Reino Unido.

O abeto Douglas da costa é uma árvore americana, mas parece gostar do solo e do ar galeses, crescendo até aos 67,5 metros de altura.

As 20 espécies de árvores mais altas

Não é segredo que algumas espécies de árvores são monstros absolutos, por isso, juntamente com as árvores individuais mais altas listadas acima, quisemos partilhar esta lista das 20 espécies de árvores mais altas, classificadas de acordo com a altura média da espécie:

  1. Madeira vermelha Sequoia sempervirens
  2. Cinza de montanha Eucalipto regnans
  3. Douglas-Fir costeiro Pseudotsuga menziesii
  4. Abeto de Sitka Picea sitchensis
  5. Sequoia gigante Sequoiadendron giganteum
  6. Pastilha elástica Manna Eucalipto viminalis
  7. Goma azul da Tasmânia Eucalipto globulus
  8. Amarelo Meranti Shorea faguetiana
  9. Alpino-Ashe Eucalipto delegatensis
  10. Pau-rosa de Filpina Petersianthus quadrialatus
  11. Carvalho castanho Eucalipto obliqua
  12. Mengaris Koompassia excelsa
  13. Karri Eucalipto diversicolor
  14. Vermelho escuro Meranti Shorea argentifolia
  15. Magnífico Meranti Shorea superba
  16. Pastilha elástica brilhante Eucalipto nitens
  17. Pinho açucareiro Pinus lambertiana
  18. Cicuta ocidental Tsuga heterophylla
  19. Giam Hopea nutans
  20. Meranti Majau Shorea johorensis

(Fonte: //bugwoodcloud.org/resource/files/15286.pdf)

Já teve a oportunidade de ver alguma destas árvores deslumbrantes na natureza? Partilhe as suas experiências na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.