Índice
Já se interrogou sobre quais são as aves mais pequenas do mundo?
Embora tenhamos a tendência de pensar que o maior é melhor, para a vida selvagem - e particularmente para as aves - não é necessariamente o caso. Sendo pequenos, precisam de menos recursos para sobreviver e têm todo o tipo de opções de esconderijos para escapar aos predadores. Para as aves, os tamanhos mais pequenos tendem também a ter uma maior agilidade no ar.
Se gosta de aves minúsculas, talvez esteja interessado nestas listas dos animais mais pequenos do mundo e dos mamíferos mais pequenos do mundo. Ou talvez esteja interessado no outro extremo do espetro e queira saber mais sobre as maiores aves do mundo?
Abaixo, seleccionámos 10 das aves mais pequenas do mundo, provenientes de todos os cantos do globo e classificadas por altura (em vez de peso, envergadura ou qualquer outra medida).
Com este contexto em mente, aqui está a nossa seleção das aves mais pequenas do mundo:
10. pintassilgo-pequeno (Spinus psaltria)
Média 10 centímetros, 10 gramas
Pintassilgo menor
O pintassilgo-pequeno é nativo da América do Norte, das Bahamas e das Ilhas Turcas e Caicos. O pequeno pássaro mede em média 10 centímetros e é particularmente dimórfico sexualmente, com diferenças significativas de coloração entre machos e fêmeas.
É uma ave muito comum, que se encontra em vários habitats e em diferentes altitudes, tendo sido observada como uma ave predominantemente monogâmica.
9. cisticola de cabeça dourada (Cisticola exiles)
Média 10 centímetros, 8 gramas
A pequena cisticola de cabeça dourada
A cisticola-de-cabeça-dourada, também conhecida como cisticola-de-cabeça-brilhante, encontra-se no Sul da Ásia e na Austrália e tem a alcunha de "o melhor alfaiate de todas as aves", uma vez que faz o seu ninho bem arranjado com plantas e fios de aranha
A cisticola-de-cabeça-dourada é omnívora, comendo de tudo, desde insectos e pequenas lesmas a sementes. Em média, os adultos crescem até 10 centímetros e pesam cerca de 8 gramas.
8) Verdin (Auriparus flaviceps)
Média 10 centímetros, 7 gramas
Um verdim no seu matagal
O verdim rivaliza com o bushtit americano como um dos passeriformes mais pequenos da América do Norte e encontra-se em todo o México e no sul dos EUA. Nidifica em arbustos e matagais espinhosos com poucas árvores, construindo ninhos que são galhos e ramos volumosos interconectados de forma esférica, forrados com penas, erva e pêlos.
É comum avistá-los à procura de insectos entre as plantas do mato do deserto.
7) Gerigona castanha (Gerygone mouki)
Média 10 centímetros, 6 gramas
Mouki de Gerygone
Também conhecido como gerygone brown e brown warbler, o gerygone mouki é um animal das florestas tropicais nativo das zonas da costa leste da Austrália. Vive normalmente em pequenos grupos de três ou quatro aves que forrageiam em conjunto a todas as alturas da copa das árvores, caçando insectos voadores entre a folhagem.
6) Pardalote (Pardalotidae)
Média 9,5 centímetros, 6 gramas
O Pardalote com um padrão impressionante
O pardalote é uma ave australiana particularmente atractiva com uma plumagem com padrões brilhantes - e um aspeto rechonchudo, ao contrário da maioria das outras aves minúsculas desta lista, apesar de pesarem apenas 6 g. O seu pequeno tamanho permite-lhes entrar em pequenos buracos de eucaliptos para caçar lerpas e outras larvas nativas.
Tal como acontece com muitos outros animais, os números desta deslumbrante ave estão em declínio devido à perda de habitat causada pelo homem para o desenvolvimento urbano e para o pastoreio de animais domésticos.
5) Firecrest simples (Regulus ignicapilla)
Média 9,3 centímetros, 5,5 gramas
Um simples graveto num ramo
O Bis-bis simples pertence à mesma família de aves que o Bis-bis dourado, é quase tão pequeno e tem um aspeto muito semelhante ao do Bis-bis dourado, embora tenha uma tonalidade mais amarelada com uma risca fulva esbranquiçada acima do olho.
O Bis-bis tende a ser visto com mais frequência durante o outono e o inverno, quando é mais fácil avistá-lo a apanhar pequenos insectos para comer.
4) Goldcrest (Regulus regulus)
Média 9 centímetros, 5,7 gramas
Um pisco-de-peito-ruivo fêmea com as suas marcas distintas na cabeça
O pintassilgo é a ave mais pequena da Europa, com uma média de 9 centímetros de comprimento e um peso de apenas 6 gramas. O seu nome em latim significa príncipe ou pequeno rei, e é por vezes referido como o rei dos pássaros no folclore.
Têm bicos finos que são ideais para apanhar insectos entre as agulhas dos pinheiros e são facilmente reconhecidos pela risca preta e amarela na cabeça (que inclui um centro cor de laranja nos machos). Uma das suas reivindicações para a fama é o facto de os piscos-de-ouro poderem incubar até 12 ovos de cada vez no seu ninho - nada mau para uma ave tão pequena!
3) Weebill (Smicrornis brevirostris)
Média 8 centímetros, 6 gramas
O bico-de-papagaio
Batizada com o nome do seu bico "pequenino" (ou seja, minúsculo!), esta espécie tem o corpo a condizer, com uma média de apenas 8 centímetros de comprimento.
O Weebill é nativo das selvas, florestas e zonas arborizadas da Austrália e é a ave mais pequena do continente. Preferindo zonas ricas em eucaliptos, tem uma dieta baseada em larvas e pequenos insectos.
2. o colibri da Costa (Calypte costae)
Média 8 centímetros, 3 gramas
Colibri da Costa, de plumagem roxa brilhante, ligeiramente maior do que
O colibri da Costa tem talvez a plumagem mais espetacular de todas as aves desta lista, com uma faixa brilhante de púrpura vivo na cabeça e no pescoço.
É nativo do sudoeste dos EUA, encontrado em habitats desérticos onde se alimenta de néctar e insectos. É o segundo beija-flor mais pequeno e a segunda ave mais pequena do mundo, medindo apenas 8 centímetros de comprimento.
1. beija-flor abelha (Mellisuga helenae)
Média 5-6 centímetros, 1,7 gramas
O beija-flor abelha / beija-flor abelha é a ave mais pequena do mundo
O título de ave mais pequena do mundo vai para o beija-flor abelha, que pode ter apenas 5 cm de comprimento, é também a ave mais leve do mundo, com menos de 2 gramas, e tem o ninho mais pequeno do mundo - feito de teias de aranha e líquenes - onde põe ovos do tamanho de ervilhas.
O beija-flor abelha é nativo de Cuba, onde também é conhecido pelos nomes de zunzuncito, duende das abelhas e mosca-pássaro. O seu nome deve-se ao seu comportamento de sugar o néctar das flores das florestas costeiras de Cuba, pairando junto às flores e batendo as asas 200 vezes por segundo.
Tal como acontece com tanta vida selvagem hoje em dia, esta ave mais pequena do mundo está a sofrer com a perda de habitat e está agora, infelizmente, listada como quase ameaçada pela IUCN.
O que acha - alguma destas aves minúsculas o surpreendeu? Ou talvez tenhamos deixado de fora uma escolha óbvia de uma espécie de ave em miniatura para adicionar à lista.
Participe e diga-nos o que pensa, ou quaisquer experiências que tenha tido com pequenos pássaros, na secção de comentários abaixo!