Índice
A vida selvagem na África do Sul vai desde os safaris na selva remota até às interacções de perto com os pinguins nas praias da Cidade do Cabo. Os cinco grandes animais estão presentes em vários parques nacionais da África do Sul e, se for um velho adepto de safaris, os cinco pequenos também podem ser encontrados aqui. Na lista de espécies ameaçadas, a África do Sul é também o lar do rinoceronte preto, do cão selvagem, do grou de cabeça branca e dos animais ribeirinhoscoelho.
Existem mais de 550 parques nacionais e reservas naturais no país, bem como uma excelente infraestrutura para entrar e contorná-los. Tudo isto faz da África do Sul um destino fantástico para safaris de vida selvagem.
Embora o Parque Nacional Kruger seja, sem dúvida, a joia das oportunidades de observação da vida selvagem na África do Sul, há uma série de outros parques nacionais de destaque onde os avistamentos épicos de animais são praticamente garantidos:
Parque do Elefante de Addo
O Parque Nacional de Addo é uma espécie de joia escondida, estendendo-se por 180.000 hectares através de montanhas, vales fluviais e bosques, até à costa do oceano Índico e mais além, onde uma reserva marinha faz parte do parque. Famoso pelos seus 550 elefantes, o Parque de Elefantes de Addo é o lar dos "sete grandes" animais, bem como de zebras, javalis, uma variedade de antílopes africanos e hienas pintadas.
Parque Transfronteiriço de Kgalagadi
O Kgalagadi é uma terra selvagem de extremos severos e uma das últimas grandes regiões intocadas de África. A área é mais rica em vida selvagem do que parece à primeira vista e suporta grandes populações de aves, répteis, pequenos mamíferos e antílopes, que por sua vez suportam uma população saudável de predadores. É considerado um dos melhores locais do mundo para ver grandes felinos como o leão, o leopardo e, em particular, a chita.
Parque Nacional Kruger
Símbolo nacional da África do Sul, o Kruger é um dos parques nacionais mais famosos do mundo. A área tem uma diversidade incrível de vida selvagem, desde os cinco grandes até uma enorme variedade de antílopes e gazelas africanos, e muitos outros animais e aves mais pequenos.