Índice
Os rios em África são, em muitos aspectos, a força vital do continente, com milhões de pessoas e animais que dependem dos rios africanos para obter água fresca, alimentos e transporte. Sem os seus rios, África seria um deserto árido, incapaz de suportar a incrível variedade de vida selvagem que traz visitantes de todo o mundo para desfrutar de safaris de vida selvagem.
Embora existam rios em todos os cantos de África - incluindo alguns dos rios mais longos do mundo - este post analisa especificamente os melhores rios de África para desfrutar de avistamentos épicos de vida selvagem. Por esta razão, não incluímos o rio Nilo ou rios na África Ocidental, mas concentrámo-nos nos rios ricos em vida selvagem na África Central, Austral e Oriental:
O rio Chobe - o derradeiro safari fluvial?
Angola, Botsuana, Namíbia & Zâmbia
Um elefante a comer no rio Chobe
Mudando de nome de rio Cuando para rio Linvanti e, finalmente, rio Chobe, à medida que flui de Angola para sudeste até ao rio Limpopo, o rio forma uma cintura verde através do mato selvagem africano que atrai grandes concentrações de vida selvagem.
Passando pela secção norte do Parque Nacional de Chobe, no Botswana, o rio é uma das únicas fontes de água durante os meses de inverno sem chuva, atraindo a vida selvagem de centenas de quilómetros. Os safaris de cruzeiro no Chobe têm uma excelente oportunidade de ver grandes manadas de elefantes, búfalos, girafas e antílopes, além de algumas das centenas de espécies de aves africanas que frequentam a área.
O rio Congo - o rio da floresta tropical de África
Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Tanzânia e Zâmbia
Um búfalo parado no rio Congo
Talvez o mais misterioso rio africano, e certamente o segundo mais longo (depois do rio Nilo), o rio Congo serpenteia - em parte - através da impenetrável floresta tropical virgem da África Central.
Atravessando o equador duas vezes na sua viagem do sul da RDC até ao Oceano Atlântico, o rio Congo é uma fonte de água para animais da floresta tropical tão diversos como o elefante, o gorila, o leão, a hiena, o antílope e mais de 600 espécies de peixes.
O rio Limpopo - território dos cinco grandes
Botsuana, Moçambique, África do Sul & Zimbabué
Uma família de elefantes a atravessar o rio Limpopo
Começando na África do Sul e desaguando no Oceano Índico, o Limpopo passa pela região mais a norte do Parque Nacional Kruger e ao longo do Parque Nacional de Limpopo, em Moçambique. A paisagem ao longo deste longo troço é espetacular, tal como a oportunidade de ver toda a vida selvagem da África Austral no seu habitat natural. Espere crocodilos do Nilo, hipopótamos e elefantese uma boa hipótese de avistar grandes felinos nas margens do rio.
O rio Luangwa - o paraíso dos hipopótamos
Zâmbia
Hipopótamos no rio Luangwa
Um dos principais afluentes do Zambeze, o rio Luangwa corre para sudoeste através do vale do Luangwa, na Zâmbia, antes de se juntar ao Zambeze. O vale tem sido uma área de caça protegida, sob várias formas, há mais de 100 anos e, atualmente, o rio atravessa ou forma a fronteira de vários parques nacionais e reservas de caça privadas.
Os efeitos destes esforços de conservação são evidentes, uma vez que o rio atrai uma enorme quantidade e diversidade de todo o tipo de vida selvagem africana, grande e pequena, incluindo uns incríveis 1000 hipopótamos, pelo que terá uma boa hipótese de confirmar o mito do leite de hipopótamo cor-de-rosa por si próprio!
O Okavango - a perfeição da vida selvagem
Angola, Botsuana & Namíbia
Cegonha Jabirú a pousar no rio Okavango
É difícil descrever o Delta do Okavango sem exagerar nos superlativos. Esta enorme planície de inundação, com cerca de 15 000 km2 no seu auge, é um íman para a vida selvagem em todo o sudoeste de África.
O rio nasce nas terras altas de Angola mas, ao contrário da maioria dos outros rios, não termina no mar, formando antes o maior delta interior do mundo, que desagua no deserto do Kalahari, no Botswana. Isto permite que o delta albergue algumas das mais incríveis variedades de vida selvagem em África e, devido ao seu afastamento, é uma área com um nível muito baixo de atividade humana - perfeita para o derradeiroSafari africano!
O rio Sabie - o melhor da África do Sul
África do Sul & Moçambique
Cães selvagens atravessam o rio Sabie em África, no Parque Nacional Kruger
O rio mais curto desta lista, com apenas 230 km, o rio Sabie começa nas montanhas Drakensberg da África do Sul e corre para leste em direção ao Oceano Índico, passando por reservas de caça privadas e pelo Parque Nacional Kruger ao longo do caminho.Em suma, o Sabie é um dos melhores rios africanos para observar a vida selvagem, independentemente do seu orçamento.
O rio Zambeze - quedas de água épicas
Angola, Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué
O rio Zambeze cai nas Cataratas Vitória
O poderoso rio Zambeze é o quarto rio mais longo de África, começando na Zâmbia e percorrendo mais de 2.500 km através de seis países antes de terminar no Oceano Índico.
O rio atravessa uma série de parques e reservas nacionais - talvez o mais espetacular seja o que alimenta as Cataratas Vitória, na fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia. Algumas partes do Zambeze são suficientemente suaves para permitir a realização de safaris em canoa, permitindo ver de perto hipopótamos e crocodilos e, com alguma sorte, elefantes e antílopes.
Quais são os principais rios de África?
Estes 10 grandes rios de África são os maiores do continente, começando pelo mais longo e apresentados por ordem decrescente. A lista indica o nome do rio, o comprimento em quilómetros e o país que o rio atravessa (ou, em muitos casos, serve de fronteira).
Rio Nilo - Kagera: 6.853 km
O Nilo é o rio mais longo do mundo e atravessa o Burundi, a República Democrática do Congo, o Egipto, a Eritreia, a Etiópia, o Quénia, o Ruanda, o Sudão do Sul, o Sudão, a Tanzânia e o Uganda.
Rio Congo-Chambeshi: 4.700 km
Passa por: Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Ruanda, Tanzânia e Zâmbia.
Rio Níger: 4.200 km
Fluxos através de: Argélia, Benim, Burquina Faso, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Guiné, Mali, Níger e amp; Nigéria.
Rio Zambeze: 2.693 km
Passa por: Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.
Rio Ubangi-Uele: 2.270 km
Fluxos através de: República Centro-Africana, República Democrática do Congo & República do Congo.
Rio Kasai: 2.153 km
Passa por: Angola & amp; República Democrática do Congo.
Rio Orange: 2.092 km
Passa por: Botsuana, Lesoto, Namíbia e África do Sul. O rio Orange serve de fronteira entre a Namíbia e a África do Sul.
Rio Limpopo: 1.800 km
Passa por: Botsuana, Moçambique, África do Sul e Zimbabué.
Rio Senegal: 1.641 km
Passa por: Guiné, Mali, Mauritânia e amp; Senegal.
Nilo Azul: 1.600 km
Atravessa: Etiópia & amp; Sudão.
E esta é a nossa opinião sobre os rios mais épicos de África para observação da vida selvagem. Já visitou algum destes rios - ou outros rios africanos com excelente observação da vida selvagem? Gostaríamos de saber mais - diga-nos na secção de comentários abaixo!