Índice
As águias são aves de rapina impressionantes que se encontram entre os predadores mais temidos do mundo natural.
Muitas das maiores águias do mundo são predadores de topo, dominando o seu ambiente, ao mesmo tempo que sofrem de perda de habitat e são caçadas por humanos. Estes problemas, combinados com as alterações climáticas, significam que muitas espécies de águias estão em perigo de extinção. De facto, a maior águia abaixo é a águia de Haast, que foi caçada até à extinção há cerca de 600 anos.
Embora existam muitas outras aves de rapina de grande porte em todo o mundo, as águias são sinónimo de força, autoridade e agilidade. É por estas razões - e pela sua incrível presença - que as águias são utilizadas como símbolos nacionais de países tão diversos como o Panamá e o Japão.
Vamos dar uma olhadela a 11 das maiores águias do mundo, listadas abaixo pelo tamanho inverso da envergadura:
Águia coroada de África (Stephanoaetus coronatus)
Peso: 4,7 kg
Envergadura: 2 metros
Penas da cabeça de uma águia coroada africana
A águia-coroada-africana não é a maior águia de África, mas é, de certa forma, a águia mais poderosa de África devido à combinação do seu peso e das suas pernas grossas com garras longas.
Construídas para voar entre as árvores, as suas asas são relativamente curtas e largas, com uma longa cauda em forma de leme para ajudar a navegar entre os ramos.
A águia-coroada alimenta-se de animais com peso até quatro vezes superior ao seu, abatendo-se e partindo a coluna vertebral da presa com a sua garra. Esta dieta inclui macacos africanos, pintadas, hyraxes, cobras, mangustos e pequenos antílopes.
Águia das Filipinas (também conhecida como Águia-macaco) (Pithecophaga jefferyi)
Peso: 8 kg
Envergadura: 2 metros
Águia das Filipinas de perfil
A enorme águia-das-filipinas é uma ave impressionante com um bico preto azulado, olhos azul-acinzentados pálidos, patas amarelas néon e penas castanhas cremosas.
Este predador extremamente raro encontra-se apenas em quatro das 7000 ilhas das Filipinas, preferindo nidificar e caçar nas florestas primárias prístinas do país, cada vez mais reduzidas. As águias das Filipinas alimentam-se de macacos, mas também de outros animais de tamanho médio e pequeno, como morcegos, civetas, esquilos voadores, outras aves, cobras e lagartos.
Águia harpia (Harpia harpyja)
Peso: 9 kg
Envergadura: 2 metros
A bela águia harpia
As suas longas garras têm força suficiente para partir o braço de um ser humano e são utilizadas para caçar preguiças, macacos e outras aves de grande porte.
A envergadura das asas da águia harpia é mais curta do que a da maioria das outras grandes aves de rapina, o que lhes permite manobrar nos seus habitats de florestas densas na América Central e do Sul. Estas águias deslumbrantes são a ave nacional do Panamá.
Águia de Verreaux (Aquila verreauxii)
Peso: 4,2 kg
Envergadura: 2,3 metros
Águia de Verreaux em voo
A águia de Verreaux encontra-se nas regiões rochosas e montanhosas do leste e nordeste de África. Esta ave de rapina tem uma dieta altamente especializada em hyrax, mas em tempos de escassez caça outros animais de pequeno e médio porte, incluindo macacos.
Esta é uma das poucas águias desta lista que pratica o siblicídio, quando a maior das crias mata diretamente os seus irmãos ou fica com toda a comida disponível, deixando-os morrer à fome.
Águia australiana de cauda em cunha (também conhecida como Bunjil e Eaglehawk) (Aquila audax)
Peso: 5,3 kg
Envergadura: 2,3 metros
Águia-da-cauda-de-cunha australiana numa carniça
A Australásia é o habitat de muitas aves de grande porte, mas a águia australiana de cauda cuneiforme é a maior ave de rapina da Austrália ou da Guiné. Encontra-se tanto ao nível do mar como nas regiões montanhosas, preferindo terrenos abertos e paisagens florestais.
O nome deriva da sua cauda caraterística em forma de cunha, que se combina com um bico pálido, patas brancas e cor castanha escura à volta dos olhos para os tornar facilmente distinguíveis.
Águia dourada (Aquila chrysaetos)
Peso: 6,4 kg
Envergadura: 2,3 metros
Águia-real a planar
As águias-reais têm uma vasta área de distribuição no hemisfério norte, que abrange a América do Norte, a Europa, a Ásia e pequenas partes do Norte de África. São a maior ave de rapina da América do Norte e a ave nacional do México.
Estes grandes predadores são aves rápidas que utilizam a sua velocidade e garras para caçar principalmente mamíferos de tamanho médio, embora sejam conhecidos por capturar presas do tamanho de coiotes e pronghorns.
Águia de cauda branca (Haliaeetus albicilla)
Peso: 5 kg
Envergadura: 2,4 metros
Uma águia-pesqueira de cauda branca apanha uma refeição
A águia-pesqueira-de-cauda-branca é a maior águia europeia e encontra-se numa grande variedade de habitats na Europa, na Rússia e nas montanhas do norte do Japão. A águia tem um corpo castanho, compensado por uma cauda branca brilhante e pernas, pés, olhos e bico amarelos.
A sua dieta consiste principalmente em peixes e outras aves, mas, tal como acontece com muitas águias, são caçadores oportunistas, que gostam de atacar mamíferos e répteis de pequeno e médio porte. Após esforços contínuos de conservação, a espécie foi retirada da lista de espécies ameaçadas.
Águia careca americana (Haliaeetus leucocephalus)
Peso: 7,5 kg
Envergadura: 2,5 metros
A icónica águia careca americana
Com uma crista branca contra o seu corpo e asas grandes e castanhos, a águia-careca é uma das águias mais reconhecidas, para além de ser uma das maiores.
É o animal nacional dos Estados Unidos da América e também um símbolo do amor eterno, uma vez que é uma ave que acasala para toda a vida. Desde o seu primeiro encontro, com as garras a fecharem-se e a girar pelo céu, a águia careca acasala para toda a vida - passando cada inverno sozinha e encontrando o seu parceiro todos os anos para a época de reprodução.Os casais mantêm o mesmo ninho durante toda a sua vida, melhorando e acrescentando a estrutura todos os anos.
Águia-marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus)
Peso: 9 kg
Envergadura: 2,5 metros
A águia-marinha-de-Steller apanha um salmão
A águia-pesqueira-de-Steller é uma das maiores águias do mundo e uma das mais pesadas, com um peso médio de 9 quilogramas, nativa das zonas costeiras da Eurásia Oriental e do Japão.
Esta ave de rapina distingue-se facilmente pelo seu grande e poderoso bico amarelo, que utiliza para caçar salmões, mas complementa a sua alimentação com mariscos, crustáceos e até focas bebés, se houver oportunidade.
Águia Marcial (Polemaetus bellicosus)
Peso: 6,2 kg
Envergadura: 2,6 metros
Águia marcial no seu ninho
A águia-marcial é a maior ave de rapina de África, com uma envergadura de 2,6 metros, e é uma ave tão poderosa que é capaz de derrubar um homem adulto.
Esta magnífica ave encontra-se em toda a África subsariana, em zonas abertas e semi-abertas, desde o Senegal até à Somália e a sul do Cabo. Caça mamíferos tão grandes como pequenos antílopes, macacos, répteis e outras aves de grande porte, embora não seja conhecida por se alimentar.
Águia de Haast (Harpagornis moorei)
Peso: 17,8 kg
Envergadura: 3 metros
Como poderia ter sido a águia de Haast
A águia de Haast pode parecer uma besta fictícia, mas é a maior águia conhecida que alguma vez existiu. Esta águia gigante pesava até 17,8 kg e tinha uma envergadura de asas com um comprimento total de 3 metros, o que a tornava o predador de topo mais feroz na sua área de distribuição nas ilhas do sul da Nova Zelândia.
Pensa-se que a águia de Haast, presa de outras grandes aves que não voam, foi caçada até à extinção pelos primeiros colonizadores humanos da Nova Zelândia nos anos 1400, o que acabou por provocar a extinção da águia de Haast por volta da mesma altura.
E é este o nosso resumo das maiores águias do mundo. Já teve a oportunidade de ver alguma destas aves de rapina impressionantes na vida real? Partilhe as suas experiências com aves de rapina na secção de comentários abaixo!