As maravilhas naturais de África

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Conteúdo da página:

Sabia que África tem as suas próprias sete maravilhas naturais?

Todos nós conhecemos as Sete Maravilhas do Mundo Antigo e as muitas tentativas mais recentes de definir as maravilhas do mundo, mas, a partir de fevereiro de 2013, temos agora também a As sete maravilhas naturais de África Estes foram anunciados em Arusha, na Tanzânia, depois de terem sido seleccionados por votação popular entre especialistas em turismo e conservação de todo o mundo, como os membros da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A competição foi feroz, dada a abundância de fenómenos naturais notáveis no continente africano, mas a lista final das sete maravilhas naturais de África é a seguinte*, sem qualquer ordem específica.

Delta do Okavango

Botsuana


O Delta do Okavango é um enorme delta interior pantanoso no coração do deserto do Kalahari, no norte do Botswana. Com cerca de 15.000 quilómetros quadrados, o delta é a maior zona húmida do mundo e um local onde a vida selvagem africana não sofre interferências humanas e onde a experiência de safari é verdadeiramente inigualável.

Toda a área do delta é muito plana (com uma variação de altura inferior a 2 metros), o que leva o delta a inundar todos os anos*, transformando as extensas planícies relvadas num exuberante habitat animal num labirinto de canais, riachos, rios, lagoas e ilhas, todos repletos de vida selvagem.Os habitantes do deserto circundante bebem neste gigantesco charco - uma das únicas fontes de água durante o período de seca.

Leia mais sobre o Delta do Okavango>>

Migração no Serengeti

Tanzânia e Quénia


A Grande Migração, que atravessa todos os anos a Tanzânia e o Quénia, é a maior migração terrestre de animais selvagens do mundo. Enormes manadas, que chegam a atingir 2 milhões de gnus, zebras e gazelas, deslocam-se num circuito de 800 km no sentido dos ponteiros do relógio através do ecossistema do Serengeti e do Maasai Mara, em busca das melhores pastagens e do acesso à água.esperados pacientemente pelos crocodilos do Nilo nos rios Mara e Grumeti, enquanto as manadas seguem a sua bússola interior - e umas às outras - na sua interminável viagem circular.

Saiba mais sobre a Grande Migração dos Gnus>>

Cratera de Ngorongoro

Tanzânia


A cratera de Ngorongoro é o coração da Área de Conservação de Ngorongoro, no norte da Tanzânia. Património Mundial da UNESCO, a cratera é uma enorme caldeira vulcânica inativa, formada há cerca de 3 milhões de anos, quando um mega vulcão entrou em erupção e se desmoronou sobre si próprio. A cratera de Ngorongoro é agora uma mistura de prados e florestas, cobrindo 264 quilómetros quadrados, e alberga alguns dos melhores locais de vida selvagemHá uma boa variedade de opções de alojamento à volta da borda do vulcão, oferecendo vistas sobre o fundo da cratera e à volta da borda da cratera, constituindo uma excelente base a partir da qual se pode descer até ao fundo do vulcão para um dia de safari. Muitas vezes referido como o "Jardim do Éden de África", o Ngorongoro é o lar de cerca de 30.000 animais!

Leia mais sobre a Cratera de Ngorongoro.

Monte Kilimanjaro

Tanzânia (embora com uma vista deslumbrante do outro lado da fronteira, no Quénia!)


O Monte Kilimanjaro é um vulcão adormecido, a montanha mais alta de África e a montanha mais alta do mundo, com 5.898 metros acima do nível do mar. O Monte Kilimanjaro é um destino de trekking muito popular, com várias rotas oficiais de trekking que levam ao pico da montanha, uma vez que a subida e a descida são relativamente fáceis e não requerem conhecimentos técnicos de escalada,O Kilimanjaro é alvo de dezenas de milhares de tentativas de subida ao pico todos os anos. A montanha tem, de facto, sete picos e é formada por três cones de vulcão distintos - Kibo, Mawenzi e Shira.

Ler mais sobre o Monte Kilimanjaro>>

O rio Nilo

Burundi, República Democrática do Congo, Egipto, Eritreia, Etiópia, Quénia, Ruanda, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda


Com 6 650 quilómetros, o Nilo é o rio mais longo do mundo, correndo para norte através de 11 países africanos para desaguar no Mar Mediterrâneo através do Delta do Nilo, no Egipto. O rio deu origem à antiga civilização egípcia, com praticamente todos os principais locais culturais e históricos do Egipto situados nas margens do Nilo. Ainda hoje, no Egipto e no Sudão, o Nilo é a principal fonte de águapara toda a população.

Invulgarmente, o rio tem duas nascentes - o Nilo Branco, que vem dos Grandes Lagos da África Oriental, e o Nilo Azul, que começa no Lago Tana, na Etiópia, e que se juntam mesmo à saída da capital sudanesa, Cartum.

Leia mais sobre os melhores rios de África para a vida selvagem e os rios mais longos do mundo>>

O recife do Mar Vermelho

Costa do Egipto, Eritreia e Sudão


O Mar Vermelho é uma longa e fina enseada do Oceano Índico situada entre o Médio Oriente e África. A sua superfície é de 438.000 milómetros quadrados, 2.250 quilómetros de comprimento e 355 quilómetros de largura no seu ponto mais largo. A extensa rede de plataformas pouco profundas do Mar Vermelho é famosa pela sua variedade de corais e vida marinha, com mais de 1.000 espécies de invertebrados e 200 espécies de corais duros e moles,Mais de 44 espécies de tubarões visitam os recifes do Mar Vermelho para se alimentarem e reproduzirem. A variedade da vida marinha e a excelente visibilidade fazem do Mar Vermelho um local popular para o mergulho.

Ler mais sobre o Mar Vermelho>>

Deserto do Sara

Argélia, Chade, Egipto, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão, Tunísia, Sara Ocidental

O deserto do Sara é o maior deserto quente do mundo e o terceiro maior deserto do mundo, depois dos desertos da Antárctida e do Ártico. Com pouco mais de 9 milhões de quilómetros quadrados, o deserto do Sara tem aproximadamente o tamanho dos Estados Unidos da América, com dunas épicas que atingem até 180 metros de altura. O deserto estende-se por 11 países do Norte de África e as únicas partes da região que não sãoparte do deserto do Sara são a costa do Mar Mediterrâneo, o vale do Nilo no Egipto e no Sudão e as montanhas do Atlas do Magrebe, em Marrocos.

Embora as condições no deserto do Saara sejam duras, é ainda o lar de uma variada seleção de vida selvagem adaptada - incluindo raposa, gazela, chita, cão selvagem, avestruz, crocodilos e camelos - bem como de várias tribos nómadas.

Ler mais sobre o Deserto do Sara>>

*É de notar que as Cataratas Vitória, na fronteira entre o Zimbabué e a Zâmbia, já são uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e serviram de embaixador a estas Sete Maravilhas Naturais de África, pelo que não estão incluídas na lista.

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.