As aranhas mais venenosas do mundo

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Existem mais de 46.000 espécies diferentes de aranhas em todo o mundo, sendo que apenas um número muito reduzido - cerca de 30 - é considerado um animal perigoso para os seres humanos. Abaixo discutimos as aranhas mais perigosas e mais venenosas do mundo.

Todas as aranhas são predadoras, normalmente com uma dieta baseada em insectos, embora existam algumas excepções notáveis. Muitas aranhas caçam utilizando as suas presas para injetar veneno nas suas presas, e é um subconjunto destas aranhas que pode ser perigoso - em alguns casos fatal - para os seres humanos.

O veneno das aranhas evoluiu para paralisar e matar animais mais pequenos do que os humanos, e a maioria das aranhas é demasiado pequena para conseguir perfurar a pele humana, ou não é suficientemente agressiva para o tentar fazer. No caso das aranhas que conseguem picar humanos, a maioria raramente causa ferimentos mais significativos do que uma picada de mosquito.

No entanto, há um punhado de aranhas com veneno tão potente que uma única picada pode matar uma pessoa. Embora a "morte por picada de aranha" aconteça, é muito rara - com um número estimado de sete mortes humanas por ano - uma vez que a maioria das clínicas e hospitais tem agora antiveneno (antitoxina) específico para tratar corretamente uma picada de aranha potencialmente prejudicial,estão muito longe de ser os animais mais perigosos do mundo.

À semelhança do nosso artigo sobre cobras venenosas, para além da potência do veneno, também tentámos ter em conta a quantidade de veneno que a aranha injecta ao morder, bem como o seu grau de agressividade e a probabilidade de encontrar uma.

Com este contexto em mente, vamos agora olhar para 15 das aranhas mais perigosas do mundo:

Aranha de saco amarelo

(Cheiracanthium inclusum)

Aranha de saco amarelo

A aranha-de-saco amarela não parece particularmente perigosa, mas é capaz de dar uma mordidela desagradável. Estas aranhas minúsculas (0,5-1 cm) têm muitas espécies que se encontram em todo o mundo, em todos os continentes, exceto na Antárctida.

O veneno da aranha-de-saco amarelo é uma citotoxina, o que significa que pode decompor as células e, em última análise, matar a área de carne à volta da picada, embora este resultado seja muito raro. A sua picada é muitas vezes comparada à da aranha-marrom, embora seja menos grave, e a bolha ou ferida da picada cicatriza mais rapidamente.

Aranha errante brasileira

( Phoneutria fera )

Aranha errante brasileira numa folha

As aranhas errantes brasileiras recebem o seu nome devido ao seu comportamento de vaguear pelo chão da selva durante a noite e, em vez de ter uma teia, descansar durante o dia em bananeiras ou cupinzeiros. O seu nome latino vem do grego para assassina (Phoneutria), o que sugere que são bastante mortais.

Diz-se por vezes que a aranha errante brasileira tem o veneno mais tóxico do mundo, com base num estudo em que ratos foram mortos com uma injeção de apenas 0,006 mg de veneno. Outras fontes sugerem que apenas 2% das picadas destas aranhas resultam na necessidade de anti-veneno como tratamento. A verdade é que o veneno da aranha errante brasileira é extremamente potente, mas não é particularmenteAinda assim, é definitivamente um caso a evitar!

Aranha lobo

(Lycosidae)

Aranha-lobo

As aranhas-lobo fazem parte da família Lycosidae de aranhas, encontradas em todo o mundo - mesmo no Círculo Polar Ártico. A maioria das aranhas-lobo tem um corpo largo e peludo com 2-3 centímetros de comprimento e pernas robustas que têm aproximadamente o mesmo comprimento que o seu corpo.

A picada de uma aranha-lobo pode provocar tonturas e náuseas, e o tamanho das suas presas pode causar traumatismos na zona da picada, mas não são demasiado prejudiciais para os seres humanos.

Tarântula de biruta Golias

(Theraphosa blondi)

Tarântula de biruta Golias

A tarântula Golias é encontrada no norte da América do Sul e é a maior aranha do mundo - tanto em peso (até 175 gramas) como em tamanho do corpo (até 13 centímetros).

Apesar do seu nome fixe, esta aranha alimenta-se principalmente de insectos, embora possa caçar pequenos roedores, rãs e lagartos de forma oportunista. É certamente assustadora, com presas de bom tamanho, mas o seu veneno é relativamente inofensivo para os humanos, comparável a uma picada de vespa.

Aranha Camelo

(Solifugae)

Aranha-camelo

Encontrada em todos os desertos e matagais quentes de todos os continentes, com exceção da Austrália, a aranha-camelo não é realmente venenosa, nem é uma aranha, mas é um aracnídeo de aspeto feroz e que dá origem a lendas.

Durante a guerra do Iraque, em 2003, começaram a circular rumores sobre a aranha-camelo, uma aranha que comia camelos e sodas de dentro para fora. Felizmente, os rumores não passavam disso mesmo e, embora as aranhas-camelo usem fluidos digestivos para liquefazer a carne das suas vítimas e tenham mandíbulas com um terço do tamanho do seu corpo de 15 centímetros, não são perigosas para os humanos,sim, mas sem veneno, e certamente sem morte!

Tarântula ornamental com franjas

(Poecilotheria)

Tarântula ornamental com franjas

A tarântula ornamental com franjas é uma besta grande e peluda. Ao contrário das outras aranhas mais pequenas desta lista, as tarântulas têm presas que apontam para baixo e que precisam de ser espetadas nas suas presas, em vez das presas mais comuns, tipo pinça.

A maioria das picadas de tarântula é tão dolorosa (e perigosa) como uma picada de vespa, mas estas orientais com franjas são conhecidas pelas suas picadas terrivelmente dolorosas. Não matam um ser humano, mas causam uma dor significativa, juntamente com cãibras e espasmos musculares extremos.

Aranha da areia de seis olhos

(Sicarius hahni)

Aranha-das-areias-de-seis-olhos

A aranha-da-areia-de-seis-olhos vive nos desertos da África Austral. Está intimamente relacionada com as aranhas-aranha-de-reclusa mortais, e o seu nome em latim (Sciarius) significa assassino. Caça escavando na areia e lançando-se sobre presas desprevenidas.

O seu veneno é uma citotoxina potente, capaz de matar um coelho em 5 horas. O veneno é hemolítico e necrótico, o que significa que provoca a fuga dos vasos sanguíneos e a decomposição e morte da carne. Apesar destes factos mortíferos, foram muito poucas as picadas de aranha atribuídas à aranha-das-areias-de-seis-olhos, talvez porque vive em desertos inóspitos para os seres humanos. Por isso, é perigosa, mas não é uma grandeassassino.

Aranha-rato

(Missulena)

Aranha-rato

A Austrália tem a reputação de ter criaturas venenosas e peçonhentas, e a aranha-rato, macia e peluda, não desilude.

O seu veneno é semelhante ao da aranha da teia de funil da Austrália e, em caso de picada, podem esperar-se sintomas semelhantes - XXX. Apesar das suas enormes presas e do seu veneno perigoso, a aranha-rato é conhecida pelas suas picadas secas - picadas sem veneno - e não é particularmente agressiva, daí o seu lugar mais baixo nesta lista.

Aranha de rua

(Tegenaria agrestis)

Aranha de vagabundo

A aranha vagabunda tem um corpo que cresce até 1,5 centímetros, suportado por patas castanhas de aspeto espigado e peludo.
Embora não sejam mortais, estas aranhas têm um veneno necrótico desagradável semelhante ao das aranhas reclusas.

Uma mordidela da aranha-carpideira provoca provavelmente uma forte dor de cabeça e uma ferida aberta que demora muito tempo a sarar. Faz parte desta lista das aranhas mais mortíferas por ser comum na América do Norte e na Europa e por ser relativamente agressiva para uma aranha, por isso, tenha cuidado!

Aranha reclusa castanha

(Loxosceles reclusa)

Aranha reclusa castanha na ponta de um dedo

A aranha reclusa castanha é encontrada nas zonas mais quentes de grande parte do sul dos EUA, onde também é conhecida pelos nomes de aranhas, aranhas-das-costas ou ceifeiras. Geralmente, são encontradas em grutas, tocas de roedores e outros ambientes abrigados, incluindo espaços não perturbados em edifícios, como sótãos, paredes e tectos.

Embora sejam relativamente tímidas, tenham presas pequenas e não sejam particularmente agressivas, o seu veneno é conhecido por ser necrótico - ou seja, devorador de carne. Uma picada da aranha-marrom pode levar a uma condição chamada loxoscelismo, em que se forma uma ferida profunda e aberta e a pele em torno da picada começa a morrer. Não há um bom tratamento para esta condição, que pode levar à necessidade de enxertos de pele, ou emem casos particularmente graves, a amputação.

Aranha viúva castanha

(Latrodectus geometricus)

Aranha viúva castanha

A aranha viúva castanha era originalmente originária de África, mas encontrou o seu caminho à volta do mundo para a maioria dos continentes onde vive em climas quentes em edifícios, pneus velhos e arbustos.

Não é uma espécie de aranha agressiva e apenas injecta uma pequena quantidade de veneno quando morde, mas, por outro lado, tem um veneno duas vezes mais potente do que o da viúva negra. Esta aranha é perfeitamente capaz de matar um humano com uma só picada.

Aranha viúva vermelha

(Latrodectus bishopi)

Aranha viúva vermelha

A viúva vermelha, ou viúva de patas vermelhas, distingue-se das outras aranhas viúvas pela sua coloração avermelhada e abdómen castanho-avermelhado a preto. Tal como acontece com outras espécies de viúvas, a fêmea é muito maior do que o macho (tipicamente com 5-6 centímetros de envergadura de pernas), e normalmente mata e come o macho após o acasalamento.

Esta aranha é endémica do centro e do sul da Flórida, onde vive de insectos. Não é considerada agressiva, tendo sido registadas muito poucas picadas em humanos, mas tem um veneno semelhante ao da viúva negra, o que significa que as picadas da viúva vermelha podem resultar em morte, se não forem tratadas com anti-veneno.

Aranha viúva negra

(Latrodectus mactans)

Aranha viúva negra

Encontrada nos Estados Unidos e em partes do Canadá e da América Latina, a viúva-negra é uma das aranhas mais perigosas do mundo, não só porque a fêmea tem um veneno cerca de 15 vezes mais forte do que o de uma cascavel, mas também porque as picadas são bastante comuns nos Estados Unidos, estimando-se que cerca de 2500 picadas sejam tratadas todos os anos.

Diz-se que a picada de uma viúva-negra tem a sensação de uma picada de alfinete, seguida de dores musculares e cãibras, arrepios, náuseas e paralisia parcial, dificultando a respiração. A maioria das vítimas recupera sem complicações graves, mas as picadas de viúva-negra têm uma taxa de mortalidade de 5%.

Aranha-de-costas-vermelhas

(Latrodectus hasselti)

Aranha-de-costas-vermelhas

Parente da viúva-negra, a viúva-vermelha é encontrada na Austrália e em partes da Nova Zelândia e do Sudeste Asiático. É imediatamente reconhecível pelo seu abdómen - redondo com uma risca dorsal vermelha sobre um fundo preto.

A aranha-de-costas-vermelhas possui um potente veneno neurotóxico conhecido por causar dor em queimadura como precursor de uma doença conhecida como latrodectismo. Os sintomas incluem dor, rigidez muscular, vómitos e suores. Até à introdução do anti-veneno para as picadas de aranha-de-costas-vermelhas, na década de 1950, as picadas matavam regularmente pessoas - sobretudo idosos e jovens.anti-veneno todos os anos.

Aranha de teia de funil

(Dipluridae)

Aranha de teia de funil

As aranhas de teia em funil têm este nome devido às teias em forma de funil que constroem como tocas ou para apanhar presas. São pretas, crescem até 5 centímetros de diâmetro e distinguem-se por um corpo brilhante e ligeiramente peludo.

A picada da aranha-armadeira de Sydney e da aranha-armadeira do norte são ambas potencialmente mortais para os seres humanos e outros primatas. Os machos mais pequenos têm o veneno mais potente, que contém uma mistura de toxinas que pode matar um ser humano em qualquer altura, de uma hora a três dias. Desde o aparecimento de técnicas modernas de primeiros socorros e de um anti-veneno fiável, não há registo de mortes por uma aranha-armadeira de Sydney.mordedura em forma de teia de funil.

Qual é a diferença entre as aranhas mais venenosas e as mais venenosas?

As pessoas falam frequentemente sobre as "aranhas mais venenosas", mas vale a pena parar um momento para clarificar a definição de venenosa vs venenosa.

O termo venenoso é utilizado para todos os seres vivos que mordem ou picam para injetar as suas toxinas.

O termo venenoso é utilizado para todos os seres vivos que libertam toxinas quando são ingeridos.

As aranhas venenosas só são nocivas se forem ingeridas, ao passo que as aranhas venenosas injectam toxinas através de uma peça bucal em forma de presas, conhecida como quelíceras. É com estas aranhas venenosas que se deve preocupar e evitar qualquer contacto!

As aranhas mais perigosas dos EUA

E é este o seu lote para as aranhas mais venenosas do mundo. Alguma o surpreendeu? Ou já encontrou alguma destas aranhas na natureza? Partilhe as suas experiências na secção de comentários abaixo. Embora não seja uma aranha venenosa, a aranha do musgo do abeto merece ser mencionada aqui, pois é oficialmente o animal mais pequeno do mundo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.