Porque é que os flamingos são cor-de-rosa?

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Os flamingos sempre tiveram um reconhecimento especial pela sua cor rosa vibrante. De facto, a palavra "flamingo" deriva da palavra latina "flamenco", que significa "cor de chama"... mas porque é que os flamingos são cor-de-rosa?

Um aspeto importante sobre a coloração do flamingo é que a sua cor rosa não é um traço hereditário. Nenhuma cria de qualquer espécie de flamingo nasce cor-de-rosa. Em vez disso, os flamingos recém-nascidos são sempre de uma cor cinzenta ou branca baça e tornam-se cor-de-rosa durante os primeiros dois anos de vida.

Então, se ser cor-de-rosa não faz parte do seu ADN, porque é que os flamingos ficam cor-de-rosa?

Um pintainho flamingo... definitivamente não é cor-de-rosa!

O que é que os flamingos comem?

"Tu és o que comes" é uma expressão adequada quando aplicada aos flamingos.

Os flamingos vivem junto a lagos, zonas húmidas e pântanos, alimentando-se por filtração para obterem a sua dieta, constituída principalmente por larvas de insectos, algas e pequenos crustáceos e invertebrados, em especial artémias e moluscos. Para se alimentarem, mantêm o bico virado para baixo, sugam a água pela parte da frente do bico e bombeiam-na para fora pelos lados.filtros) para filtrar as algas e as criaturas aquáticas para comer.

A sua dieta de algas e crustáceos contém concentrações extremamente elevadas de beta-caroteno e outros carotenóides - uma proteína orgânica. No sistema digestivo dos flamingos, as enzimas do fígado decompõem os carotenóides em moléculas de pigmentos cor-de-rosa e cor de laranja que são absorvidas pelas gorduras. Estas gorduras percorrem todo o corpo, depositando-se nas novas penas à medida que estas crescem, bem como no bico, na face e napernas, e mudar lentamente a cor do flamingo para cor-de-rosa.

Um flamboyance de flamingos grandes

Porque é que os flamingos têm diferentes tons de cor-de-rosa?

Alguns flamingos têm um tom de rosa mais claro ou mais escuro, outros contêm tonalidades de laranja ou vermelho e outros são de um rosa pálido quase completamente branco. Dado que os flamingos ficam cor-de-rosa devido aos carotenóides dos alimentos que ingerem, faz sentido que as variedades no tipo e quantidade de alimentos que os flamingos ingerem possam determinar a sua tonalidade exacta.

Os níveis de carotenóides nas algas e nos crustáceos variam em diferentes partes do mundo. É por esta razão que os flamingos das Caraíbas tendem a ser de um laranja vivo/rosa avermelhado, enquanto os flamingos que vivem na zona seca em redor do Lago Nakuru, no Quénia, são de um rosa mais pálido.

Se um flamingo deixasse de comer alimentos que contêm carotenóides, as suas novas penas começariam a crescer numa tonalidade muito mais pálida - acabando por crescer em cinzento ou branco - ao mesmo tempo que as suas penas cor-de-rosa se perdiam devido à muda.

Atualmente, os flamingos em cativeiro são geralmente alimentados com uma dieta especial com aditivos, incluindo beta-caroteno ou cantaxantina, juntamente com os camarões, para garantir que mantêm a sua cor rosa brilhante.

Flamingos em vários tons de cor-de-rosa

Os flamingos podem ser de outras cores para além do cor-de-rosa?

Existem alguns boatos na Internet que sugerem a existência de flamingos azuis ou flamingos verdes. Infelizmente, trata-se de um boato e não é verdade.

Estes embustes são potencialmente apelativos porque os flamingos comem frequentemente algas verdes azuis. No entanto, o metabolismo do flamingo processa os pigmentos carotenóides destas algas verdes azuis para as tornar cor-de-rosa em vez de verdes ou azuis... mesmo que estes flamingos photoshopados pareçam muito fixes!

Cuidado, estes grandes flamingos verdes e azuis são falsos!

A única exceção à existência de flamingos não cor-de-rosa é o flamingo preto. Há provas de observadores de aves de pelo menos um flamingo preto avistado em dois locais - em Chipre em 2015 e em Israel em 2013. É provável que este flamingo em particular tenha "melanismo", uma condição rara em que um animal produz melanina em excesso, tornando-o preto.

Os humanos podem ficar cor-de-rosa como os flamingos?

Facto engraçado: Os flamingos não são os únicos animais a serem coloridos pela sua comida. Com dietas semelhantes, tanto os colhereiros como os íbis cor-de-rosa também dependem dos carotenóides ingeridos para a sua coloração cor-de-rosa.

Os ibis cor-de-rosa e os colhereiros também são cor-de-rosa pálido devido à ingestão de carotenóides

Existem também muitos outros casos de animais que mudam de cor devido à ingestão de outros alimentos que não os carotenóides.

Os seres humanos também consomem carotenóides. De facto, muitos frutos e legumes vermelhos, amarelos e cor de laranja comuns na nossa alimentação são ricos em carotenóides (cenoura, abóbora, melancia, alperce, abóbora, batata-doce, manga, etc.). Para mudar de cor, os carotenóides têm de ser ingeridos em grandes quantidades, em detrimento de qualquer alimento não rico em carotenóides. Os seres humanos tendem a ter uma dieta variada e, até à data, não é claro quequalquer pessoa mudou de cor por comer demasiadas cenouras!

Relativamente a um ponto relacionado, algumas pessoas tomam comprimidos de cantaxantina (o mesmo químico com que são alimentados alguns flamingos em cativeiro) para obterem um bronzeado artificial, o que resulta numa mudança da tonalidade da pele para uma cor alaranjada.

Para a última palavra sobre a razão pela qual os flamingos são cor-de-rosa, este vídeo de um minuto da BBC sobre a natureza diz tudo:

E é tudo para a nossa explicação para responder à pergunta "porque é que os flamingos são cor-de-rosa". O que acha, alguma surpresa? Gostaríamos de o ouvir na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.