Parque Nacional de Sperrgebiet é o mais recente parque nacional da Namíbia, fazendo fronteira com o rio Orange - e com a África do Sul - a sul e com o Atlântico a leste. O parque cobre a maior parte da área anteriormente conhecida como "território proibido" e abrange 26 000 km2 de semi-deserto, fazendo parte do bioma do Karoo suculento.
Devido às associações históricas dos diamantes com o território proibido, a área tem estado interdita ao público durante décadas, pelo que se encontra em grande parte intocada e imaculada. Embora grande parte do parque ainda seja inacessível aos visitantes, uma série de grandes atracções estão abertas ao público (com as devidas autorizações da NWA!), tais como Elizabeth's Bay, as cidades fantasma de Kolmanskop e Ponoma, a colossal torre de 55 metros de alturaO arco rochoso de Bogenfels e o "vale dos contos de fadas", onde os diamantes podiam ser colhidos à mão, brilhando à luz da lua. O parque tem mais a ver com as paisagens naturais e com as atracções feitas pelo homem do que com a oportunidade de ver alguma vida selvagem da Namíbia.
Custo:
A entrada diurna custa 11 dólares por período de 24 horas, com uma taxa adicional de 1,50 dólares por carro.
Destaques:
Cidades fantasma recuperadas pelas dunas de areia em Kolmanskopp ou Pomona.
Actividades no Parque Nacional de Sperrgebiet:
4X4 Passeios de um dia a cidades fantasma, Bogenfels Rock Arch. Ocasionalmente, são concedidas licenças para pernoitar em acampamento no parque. Terá de organizar a viagem a partir de Luderitz com, pelo menos, alguns dias de antecedência e ser totalmente autossuficiente. É fácil fazer passeios de meio dia a Kolmanskopp a partir de Luderitz - de manhã cedo é a melhor altura para estar lá para tirar fotografias.
Como chegar ao Parque Nacional de Sperrgebiet:
Não é possível utilizar transportes públicos através do parque, pelo que será necessário o seu próprio transporte sob a forma de um guia local licenciado com um 4X4. Kolmanskopp fica no limite do parque, a 10 km de Luderitz, e pode ser percorrido em 2WD ou de táxi.
Estadia no Parque Nacional de Sperrgebiet:
Luderitz é uma boa base para viagens à parte norte do parque, ou pode ser visitado a partir das cidades fronteiriças do sul de Oranjemund e Rosh Pinar.
Fotografias do Parque Nacional de Sperrgebiet: