Animais que vivem mais tempo

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Já se perguntou quais são os animais que vivem mais tempo ou qual é a idade do animal mais velho?

Acredite ou não, há tubarões vivos hoje em dia que já existiam quando William Shakespeare estava a escrever as suas melhores obras (há mais de 400 anos)! De facto, há uma série de espécies com uma esperança de vida que envergonha os humanos mais antigos.

Abaixo listamos os 12 animais vertebrados que vivem mais tempo, com uma esperança de vida que pode ir até aos 500 anos. Decidimos olhar apenas para os vertebrados neste artigo, mas há uma série de outras formas de vida na Terra - particularmente microorganismos e esponjas - que comprovadamente vivem durante milhares, ou mesmo milhões de anos.

Por exemplo, alguns endólitos (microrganismos que vivem no interior de rochas, corais e conchas de animais) têm uma duração de vida extremamente longa, metabolizando-se lentamente, com um tempo de geração de cerca de 10 000 anos. E, em julho de 2020, biólogos marinhos descobriram microrganismos aeróbicos sob o fundo do oceano que dataram de 101,5 milhões de anos.

Quando se trata de animais (e não de microrganismos), os cientistas determinaram que as esponjas de vidro encontradas no Oceano Antártico e no Mar da China Oriental têm cerca de 15 000 anos.

E depois há Turritopsis dohrnii - Este animal único é capaz de passar de um estado de vida adulto maduro para um estado de vida de pólipo imaturo uma e outra vez, o que significa que - pelo menos em teoria - é biologicamente imortal. Na realidade, as medusas imortais são feridas e comidas como a maioria dos outros animais na natureza, pelo que não são verdadeiramente imortais.

Qual é o animal que vive mais tempo? O bioluminescente Turritopsis dohrnii - a "alforreca imortal" - é possivelmente o animal com a vida mais longa de sempre

Com este contexto em mente, aqui está a nossa lista dos 12 animais vertebrados com a maior longevidade. Para cada espécie de animal de vida longa, listamos abaixo tanto a idade média estimada da espécie, como a estimativa do animal individual de vida mais longa conhecido (quando este é conhecido):

12 Animais vertebrados que vivem mais tempo

Tubarão da Gronelândia

Idade mais antiga conhecida: 512

Tempo de vida médio: 200

Tubarão-da-Groenlândia - o animal vivo mais longo

De acordo com um estudo científico de 2016, o tubarão-da-Groenlândia é, de longe, o vertebrado com a vida mais longa do mundo. Utilizando testes de radiocarbono em lentes oculares, verificou-se que um tubarão-da-Groenlândia de 5 metros tinha 392 anos ± 120 anos, o que coloca o intervalo de idades do tubarão testado entre 272 e uns impressionantes 512 anos!

Vivendo nos oceanos Ártico e Atlântico Norte, o tubarão-da-Groenlândia cresce muito lentamente nas águas frias, a uma velocidade estimada de 1 cm por ano, e só atinge a maturidade completa aos 100 anos de idade. São necrófagos, comendo uma variedade de peixes e aves, embora, devido ao declínio da população, o tubarão seja agora, infelizmente, considerado quase ameaçado.

Tartaruga gigante

Idade mais antiga conhecida: 255

Tempo de vida médio: 150

Tartaruga gigante das Galápagos - o animal terrestre com vida mais longa

As tartarugas existem em todas as formas e tamanhos, estando a sua longevidade geralmente relacionada com o seu tamanho. A idade média que uma tartaruga pode atingir é entre 90 e 150 anos, dependendo da sua espécie, com as tartarugas gigantes a assumirem a coroa dos animais terrestres mais velhos.

Adwaita era uma tartaruga gigante de Aldabra que morreu no jardim zoológico de Alipore, na Índia, com uma idade estimada de 255 anos, em 2006. Pensa-se que o animal terrestre mais velho atualmente vivo é Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles que vive na ilha de Santa Helena e que terá 188 anos.

As tartarugas tendem a viver muito mais tempo do que os cágados. Quer saber mais diferenças entre cágados e tartarugas?

Olho-de-vidro laranja

Idade mais antiga conhecida: 245

Tempo de vida médio: 149

Olho-de-vidro laranja - o peixe de vida mais longa

O olho-de-vidro laranja - também conhecido como olho-de-vidro vermelho, cabeça de lodo ou perca de profundidade - é um peixe de profundidade relativamente grande, que pesa até 7 kg. Encontrado em águas profundas dos oceanos Pacífico e Atlântico, o peixe tem uma cor vermelha brilhante que desvanece para um laranja-amarelado após a morte.

O olho-de-vidro laranja é conhecido pela sua extraordinária longevidade. Quando começou a ser pescado para fins comerciais, na década de 1970, pensava-se que a sua longevidade era de 30 anos, mas surgiram novas provas que mostram que vivem até idades excepcionais - como um olho-de-vidro laranja capturado perto da Tasmânia que tinha 250 anos.

Carpas

Idade mais antiga conhecida: 226

Duração média de vida: 40 anos

Peixes Koi - vida super longa

As carpas são uma variedade domesticada da carpa comum, originária do Mar Cáspio, e podem crescer até 1 metro de comprimento. Atualmente, encontram-se em todo o mundo, sendo particularmente comuns como peixes ornamentais em lagos e piscinas artificiais de pedra.

Com uma esperança média de vida de 40 anos na natureza, há muitos casos de carpas individuais que ultrapassam largamente esta idade média. Uma carpa japonesa em particular - chamada Hanako - morreu em 1977, após o que um estudo baseado nos anéis de crescimento das suas escamas calculou a sua idade em 226 anos. É de notar que há alguma controvérsia sobre este método de datação de carpas, pelo que o resultado não é universalmente aceite.

Baleia-comum

Idade mais antiga conhecida: 211 anos

Tempo de vida médio: 100

Baleias-baleia - o mamífero de vida mais longa

Encontrada nas regiões árcticas dos oceanos Atlântico Norte e Pacífico Norte, a baleia-de-bico-vermelho - também conhecida como baleia-do-ártico - é, de certo modo, o mamífero com a vida mais longa do planeta.

Utilizando provas químicas dos olhos e dentes das baleias, juntamente com a datação de pontas de arpão alojadas na sua carne, verificou-se que a baleia-da-índia média tem uma esperança de vida superior a 100 anos. Uma baleia específica foi datada por este método como tendo 211 anos de idade na altura em que morreu.

Cantarilho do Norte

Idade mais antiga conhecida: 205

Tempo de vida médio: Desconhecido

Cantarilho do Norte - peixe com uma grande longevidade

O peixe-pedra-roque tem o seu nome devido aos cerca de dez espinhos que crescem na sua pálpebra inferior. Vivendo em águas profundas do Pacífico Norte e crescendo até 0,8 metros, alimenta-se de camarões, caranguejos e outros peixes.

O peixe-pedra vermelho é reconhecido como um dos peixes mais longevos de todos os peixes, tendo sido conhecido por atingir uma idade de 205 anos

Tuatara

Idade mais antiga conhecida: 200 anos

Tempo de vida médio: 100

Tuatara - o lagarto de vida longa

A tuatara é um réptil semelhante a um lagarto, endémico da Nova Zelândia, e é o último de um tipo de criatura que teve origem durante o período Triássico, tendo divergido de outros répteis há cerca de 250 milhões de anos.

O Henry, um tuatara em cativeiro no Museu Southland da Nova Zelândia, acasalou pela primeira vez aos 111 anos com uma fêmea de 80 anos e teve 11 bebés. A sua longevidade tem sido objeto de investigação científica e, durante a sequenciação do seu genoma, foi demonstrado que o tuatara contém mais genes de proteção contra o envelhecimento do que qualquer outro vertebrado.

Ouriço-do-mar vermelho

Idade mais antiga conhecida: 200 anos

Tempo de vida médio: 100

Um grupo de ouriços-do-mar vermelhos

O ouriço-do-mar vermelho é um invertebrado pequeno e espinhoso que vive em águas costeiras pouco profundas de todo o mundo. Um estudo recente concluiu que o ouriço-do-mar vermelho vive muitas vezes até aos 100 anos de idade, podendo alguns chegar aos 200 anos ou mais e ainda de boa saúde, o que os coloca mais ou menos ao mesmo nível do tempo de vida do quahog oceânico, um molusco bivalve.

Os ouriços em geral parecem ser capazes de desafiar o envelhecimento, podendo reproduzir-se durante toda a sua vida e regenerar partes do corpo perdidas.

Esturjão

Idade mais antiga conhecida: 150 anos

Tempo de vida médio: 100

Um peixe esturjão

Os esturjões são referidos como "peixes primitivos", uma vez que permanecem quase inalterados desde os seus primeiros fósseis, que datam de há cerca de 200 milhões de anos, no final do período Triássico. Os peixes são nativos de lagos, rios e costas subtropicais, temperados e sub-árcticos da Eurásia e da América do Norte.

Com 2 a 7 metros de comprimento, o esturjão é um dos peixes mais longevos, vivendo em média até aos 100 anos. As fêmeas de esturjão-do-lago são o tipo de esturjão mais longevo e podem viver até aos 150 anos.

Arara

Idade mais antiga conhecida: possivelmente 121 anos

Tempo de vida médio: 35 anos

Araras - as aves com vida mais longa

As araras são os maiores e mais coloridos membros da família dos papagaios e encontram-se em toda a América do Norte e do Sul. Na natureza, as araras têm uma esperança de vida de cerca de 35 anos, embora vivam muito mais tempo em cativeiro devido à ausência de predação. Pensa-se que o tamanho da arara está relacionado com a sua longevidade - quanto maior for a ave, maior será a sua longevidade.

Embora seja comum que as araras de estimação vivam até aos 70 ou 80 anos, é possível que possam viver muito mais tempo. Diz-se que uma arara azul e amarela chamada Charlie nasceu em 1899 e já foi o animal de estimação de Winston Churchill (embora esta afirmação tenha sido refutada pelo espólio de Churchill). Charlie supostamente celebrou o seu 120º aniversário num centro de jardinagem em Reigate, Inglaterra, em 2019.

Enguia-de-barbatana

Idade mais avançada conhecida: 106 anos

Duração média de vida: 60 anos

Uma enguia de barbatana longa espreita para fora da cobertura

Nativas da Nova Zelândia e da Austrália, estas enguias são uma fonte de alimentação tradicional para o povo Maori. A enguia longfin tem uma idade média de cerca de 60 anos, e a enguia longfin mais velha de que há registo morreu com 106 anos. Tal como o tubarão-da-Groenlândia, estas enguias crescem muito lentamente, o que as ajuda a atingir idades tão avançadas.

Elefante

Idade mais avançada conhecida: 86 anos

Duração média de vida: 60 anos

Um elefante africano tem uma vida útil imensamente longa

Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo e têm uma impressionante esperança média de vida de cerca de 60 anos.

O elefante individual mais velho de que temos conhecimento - confirmado pelo Guinness World Records - era Ling Wang, um elefante asiático ( Elephas maximus ), falecido em 26 de fevereiro de 2003, com 86 anos, no jardim zoológico de Taipei, Taiwan.

Conhece todas as diferenças entre os elefantes asiáticos e africanos?

Grande Flamingo

Idade mais avançada conhecida: 83 anos

Tempo de vida médio: 35 anos

Flamingo grande a passear num lago

O flamingo grande é a mais comum das seis espécies de flamingos, reconhecível pelo seu longo pescoço, coloração cor-de-rosa e bico de ponta preta com uma curva acentuada para baixo.

Na natureza, os flamingos grandes têm uma esperança média de vida de 35 anos, enquanto em cativeiro se sabe que vivem até aos 60 anos. O flamingo grande mais velho conhecido - chamado Greater - morreu no Jardim Zoológico de Adelaide em janeiro de 2014, com 83 anos.

Porque é que os flamingos andam numa perna só?

O que acha - algum destes animais de vida longa o surpreendeu? Por favor, diga-nos o que pensa ou qualquer experiência que tenha tido ao ver estes animais na natureza na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.