Macacos africanos

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Este post discute dez espécies icónicas de macacos africanos a que deve estar atento na sua próxima viagem a África, e lista todas as espécies de macacos em África.

De acordo com o Grupo de Especialistas em Primatas da IUCN/SSC, existem atualmente 216 espécies de primatas em África - 111 no continente e 105 apenas em Madagáscar. Estes primatas africanos variam em tamanho, desde o mais pequeno prossímio conhecido até aos maiores macacos encontrados em qualquer parte do mundo. Das 216 espécies de primatas que vivem em África, 164 são macacos.

Antes de analisarmos as espécies de macacos africanos, vamos falar de algumas noções básicas sobre os macacos:

O que é exatamente um macaco africano? É diferente de um macaco ou de um primata?

Um primata é um animal pertencente à ordem biológica "Primates", um grupo que contém todas as espécies de lémures, macacos e símios do mundo.

O termo "macaco" é geralmente aceite para designar dois grupos de primatas - os macacos do Novo Mundo e os macacos do Velho Mundo. Estes dois grupos são diferentes entre si em muitos aspectos, com os macacos do Novo Mundo a viverem na América Central e do Sul e os macacos do Velho Mundo a viverem em qualquer outra parte do mundo. Para além da geografia, outras diferenças significativas entre os dois grupos de macacos incluem os polegares oponíveis,almofadas de assento, forma do nariz e do septo e cauda preênsil.

Os macacos e os macacos do Velho Mundo são ambos grupos de primatas, tendo divergido há cerca de 25 milhões de anos. A forma mais fácil de distinguir um macaco de um macaco é verificar se têm cauda - quase todos os macacos têm cauda, enquanto os macacos não têm. Há muitas mais diferenças entre macacos e macacos, nomeadamente o facto de os macacos serem muito mais inteligentes do que os macacos.

Sendo macacos do Velho Mundo, os macacos africanos estão mais estreitamente relacionados com os humanos e outros macacos do que com os macacos do Novo Mundo.

Esta taxonomia dos primatas deve ajudá-lo a compreender a posição dos macacos africanos - macacos do Velho Mundo (a vermelho) - na família dos primatas.

Agora que já sabemos o que é um macaco africano, vamos analisar algumas das espécies icónicas de macacos que poderá ver num safari africano.

Os macacos africanos do Velho Mundo incluem grupos como o babuíno, o colobo, a broca, a gelada, o guenon, o mandril e o macaco. A maior parte destes macacos vive nas zonas tropicais de África, embora haja algumas espécies que vivem nos climas rochosos e mediterrânicos do extremo norte e sul de África.

Os macacos de África tendem a viver em grandes bandos, por vezes com várias centenas de indivíduos. As espécies maiores, como os babuínos e os mandris, passam a maior parte do tempo a procurar comida no chão, enquanto outras, como os macacos-vervet, são muito mais arborícolas.

Com este contexto em mente, vejamos mais pormenorizadamente alguns tipos de macacos em África:

10 macacos africanos icónicos para ver num safari

Babuíno das oliveiras

Um babuíno de oliveira a passear

Os babuínos são alguns dos maiores macacos do mundo, encontrados em toda a África subsariana. Geralmente preferem habitats de savana e semi-áridos, embora sejam ocasionalmente encontrados em florestas tropicais. Todos os babuínos têm focinhos longos, semelhantes aos dos cães, mandíbulas poderosas com dentes caninos afiados, pelo espesso e manchas ásperas nas suas nádegas salientes.

Macaco dourado

Macaco dourado, um animal africano ameaçado de extinção, numa moita de bambu

O macaco dourado está criticamente ameaçado e encontra-se apenas nas montanhas vulcânicas de Virunga, na África Central, espalhadas pelo Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo. Viajando em bandos de até 60 macacos, preferem florestas de bambu em altitudes mais elevadas, onde se alimentam de rebentos de bambu e frutos maduros.

Macaco Samango

Um macaco samango no cimo de uma árvore

Também conhecido como macaco-de-garganta-branca, o macaco Samango encontra-se nas florestas entre a Etiópia e a África do Sul. Vive numa estrutura social de harém com um macho dominante e um grupo de fêmeas e respectivas crias, sobrevivendo com uma dieta variada de insectos, frutos, flores e folhas.

Macaco colobus vermelho de Zanzibar

O icónico macaco colobus vermelho de Zanzibar

O colobo vermelho de Zanzibar é uma espécie única de macaco colobo endémica de várias ilhas do arquipélago de Zanzibar, ao largo da costa da Tanzânia. Estes macacos de tamanho médio são herbívoros, especializados na ingestão de folhas, que constituem a maior parte da sua dieta. Para eliminar as toxinas da sua alimentação, consomem carvão vegetal encontrado em troncos e cepos de árvores - um comportamento que as mães ensinam aos seus filhos.

Macaco colobus preto e branco

Macaco colobus preto e branco com bebé

Estes impressionantes primatas, aparentados com o colobo vermelho, encontram-se nas florestas costeiras do Quénia e nas zonas altas do interior do país. São macacos muito arborícolas que vivem em grupos mistos de até 15 indivíduos. A maior parte do seu tempo é passado à procura de alimentos sob a forma de folhas maduras, frutos e flores.

O macaco de Hamlyn

O macaco super-raro de Hamlyn

É altamente improvável que consiga ver um macaco de Hamlyn, uma vez que são extremamente raros, vivendo em bambus e na floresta tropical primária da República Democrática do Congo. Mas entrou nesta lista por ser um macaco de aspeto tão especial - conhecido como macaco com cara de coruja devido às suas características faciais únicas.

Macaco azul

Par de macacos azuis

O macaco azul - também conhecido como macaco de diadema, devido à coroa de pêlos claros que tem na testa - não é realmente azul, mas sim cinzento salpicado. Encontram-se em toda a África Central, Oriental e Austral, preferindo zonas húmidas e sombrias, como as florestas de sempre-vivas e de bambu.

Mandril

O colorido macaco mandril macho

Os mandris são macacos reclusos que vivem apenas nas florestas tropicais da África equatorial. São frequentemente confundidos com babuínos - na verdade, já foram classificados como babuínos - e são facilmente identificados pelas suas faces e extremidades traseiras azuis e vermelhas brilhantes.

Macaco Vervet

Família de macacos vervet

Os macacos-vervet são animais adaptáveis que se encontram em ambientes rurais e urbanos na África Austral e Oriental. O seu habitat natural é a savana, os bosques e as montanhas até 4.000 metros. A sociedade deste pequeno macaco africano assenta em hierarquias sociais rigorosas de 10 a 50 indivíduos.

O macaco de De Brazza

O macaco de Brazza, de aspeto sábio

Estes macacos de aspeto sábio, com testa cor de laranja e ursos brancos, são endémicos das florestas pantanosas da África Central, da Etiópia a Angola. São arborícolas, preferindo a vegetação densa perto dos rios, e passam o início da manhã e a noite a procurar comida.

Lista completa dos macacos africanos

Aqui está uma lista completa de todas as 164 espécies de macacos africanos que se encontram atualmente no continente, de acordo com o Grupo de Especialistas em Primatas da IUCN/SSC:

Nome

Nome científico

Colobo de Angola de Adolf Friedrichs Colobus angolensis ruwenzorii
Agile Mangabey Cercocebus agilis
Macaco do pântano de Allen Allenopithecus nigroviridis
Colobo angolano Colobus angolensis
Colobo vermelho cinza Piliocolobus tephrosceles
Macaco de fardo Chlorocebus djamdjamensis
Macaque Barbary Macaca sylvanus
Colobo negro de Bioko Colobus satanas satanas
Bioko Drill Mandrillus leucophaeus poensis
Macaco de Bioko Preuss Allochrocebus preussi insularis
Macaco de nariz de massa de Bioko Cercopithecus nictitans martini
Macaco de orelhas vermelhas de Bioko Cercopithecus erythrotis erythrotis
Colobo negro Colobus satanas
Mangabeu-de-crista-preta Lophocebus atterrimus
Macaco de cauda vermelha de bochechas pretas Cercopithecus ascanius ascanius
Macaco-vervet de queixada preta Chlorocebus pygerythrus pygerythrus
Macaco-coroado-de-pés-pretos Cercopithecus pogonias nigripes
Macaco de nariz preto de cauda vermelha Cercopithecus ascanius atrinasus
Macaco azul Cercopithecus mitis
Macaco azul de Boutourlini Cercopithecus mitis boutourlinii
Colobo vermelho de Bouvier Piliocolobus bouvieri
Tantalus da Budgett Chlorocebus tantalus budgetti
Camarões Macaco de Preuss Allochrocebus preussi preussi
Camarões Macaco de orelhas vermelhas Cercopithecus erythrotis camerunensis
Macaco de Campbell Cercopithecus campbelli
Babuíno amarelo central Papio cynocephalus cynocephalus
Babuíno Chacma Papio ursinus
Macaco lobo da bacia do Congo Cercopithecus wolfi wolfi
Colobo angolano de Cordier Colobus angolensis cordieri
Macaco Coroado Cercopithecus pogonias
O macaco de Brazza Cercopithecus neglectus
O macaco do Dent Cercopithecus denti
Diana Monkey Cercopithecus diana
Djaffa Montanhas Guereza Colobus guereza gallarum
Colinas de Dodinga Guereza Colobus guereza dodingae
Perfurar Mandril leucophaeus
Macaco dríade Cercopithecus dryas
Macaco de nariz pequeno oriental Cercopithecus petaurista petaurista
Macaco de Patas Oriental Erythrocebus patas pyrrhonotus
Macaco-de-nariz-de-peixe do Leste Cercopithecus nictitans nictitans
Macaco lobo de barriga de fogo Cercopithecus wolfi pyrogaster
Colobo vermelho de Foa Piliocolobus foai
Gabão Colobo negro Colobus satanas anthracinus
Gelada Theropithecus gelada
Macaco coroado de barriga dourada Cercopithecus pogonias pogonias
Mangabeu-de-barriga-dourada Cercocebus chrysogaster
Macaco-coroado-de-cinza Cercopithecus pogonias grayi
Mangabeu de bochechas cinzentas Lophocebus albigena
Macaco bigodudo de cauda cinzenta Cercopithecus cephus cephodes
Macaco verde Chlorocebus sabaeus
Babuíno Chacma de patas cinzentas Papio ursinus griseipes
Macaco Grivet Chlorocebus aethiops
Guereza Colobus guereza
Babuíno da Guiné Papio papio
Babuíno de Hamadryas Papio hamadryas
Macaco Patas de Heuglin Erythrocebus poliophaeus
Macaco de Vervet de Hilgert Chlorocebus pygerythrus hilgerti
Jebbel Marra Tantalus Chlorocebus tantalus marrensis
Mangabeu de Johnston Lophocebus albigena johnstoni
Macaco de cauda vermelha do Katanga Cercopithecus ascanius katangae
Tipo Babuíno Papio kindae
Rei Colobus Colobus polykomos
Kipunji Rungwecebus kipunji
Macaco de colarinho branco de Kolb Cercopithecus mitis kolbi
Colobo vermelho de Lang Piliocolobus langi
Lesula Cercopithecus lomamiensis
O macaco de L'Hoest Allochrocebus lhoesti
Colobo vermelho de Lomami Piliocolobus parmentieri
Macaco azul do rio Lomami Cercopithecus mitis heymansi
Macaco lobo do rio Lomami Cercopithecus wolfi elegans
Macaco de Lowe Cercopithecus lowei
Colobo vermelho do rio Lulindo Piliocolobus lulindicus
Montanhas Mahale Colobus angolano Colobus angolensis ssp.
Perfuração do continente Mandrillus leucophaeus leucophaeus
Macaco Malbrouck Chlorocebus cynosurus
Mandril Mandrillus sphinx
Floresta de Mau Guereza Colobus guereza matschiei
Colobo vermelho de Miss Waldron Piliocolobus waldroni
Macaco de colarinho branco de Moloney Cercopithecus mitis moloneyi
Mona Monkey Cercopithecus mona
Monte Quénia Guereza Colobus guereza kikuyuensis
Monte Kilimanjaro Guereza Colobus caudatus
Monte Uaraguess Guereza Colobus guereza percivali
Macaco com bigode Cercopithecus cephus
Babuíno Chacma da Namíbia Papio ursinus ruacana
Colobo vermelho do Delta do Níger Piliocolobus epieni
Nigéria Macaco de garganta branca Cercopithecus erythrogaster pococki
Macaco nigeriano com nariz de massa Cercopithecus nictitans insolitus
Mangabeu-de-crista-preta-do-norte Lophocebus aterrimus aterrimus
Gelada do Norte Theropithecus gelada gelada
Macaco do Talapoim do Norte Miopithecus ogouensis
Babuíno amarelo do Norte Papio cynocephalus ibeanus
Babuíno das Oliveiras Papio anubis
Colobo de azeitona Procolobus verus
Rio Omo Guereza Colobus guereza guereza
Colobo vermelho de Oustalet Piliocolobus oustaleti
Macaco com cara de coruja Cercopithecus hamlyni
Macaco Patas Erythrocebus patas
Macaco Vervet de Pemba Chlorocebus pygerythrus nesiotes
Colobo vermelho de Pennant Piliocolobus pennantii
Colobo angolano de Peters Colobus angolensis palliatus
Macaco Plutão Cercopithecus mitis mitis
Macaco de colarinho branco de Pousargues Cercopithecus mitis albotorquatus
Colobo angolano de Powell-Cotton Colobus angolensis cottoni
Colobo vermelho de Preuss Piliocolobus preussi
O macaco do Preuss Allochrocebus preussi
Colobo angolano de Prigogine Colobus angolensis prigoginei
Macaco de nariz empinado Cercopithecus nictitans
Macaco de barriga vermelha Cercopithecus erythrogaster
Macaco de barriga vermelha Cercopithecus erythrogaster erythrogaster
Mangabeu-de-cabeça-vermelha Cercocebus torquatus
Macaco Vervet verde-avermelhado Chlorocebus pygerythrus rufoviridis
Macaco de orelhas vermelhas Cercopithecus erythrotis
Macaco-de-cheiro-de-nariz-vermelho Cercopithecus nictitans ludio
Macaco de cauda vermelha Cercopithecus ascanius
Macaco de cauda vermelha bigodudo Cercopithecus cephus cephus
Macaco Roloway Cercopithecus roloway
Macaco-azul-de-cabeça-vermelha Cercopithecus mitis opisthostictus
Mangabeu-ferrugíneo Lophocebus albigena osmani
Macaco Salongo Cercopithecus salongo
Macaco Samango Cercopithecus mitis labiatus
Rio Sanje Mangabey Cercocebus sanjei
Macaco de cauda vermelha de Schmidt Cercopithecus ascanius schmidti
Colobo de Angola de Sclater Colobus angolensis angolensis
Macaco de Sclater Cercopithecus sclateri
Colobo vermelho de Semliki Piliocolobus semlikiensis
Colobo angolano de Sharpe Colobus angolensis sharpei
Macaco de prata Cercopithecus mitis doggetti
Somália Macaco de colarinho branco Cercopithecus mitis zammaranoi
Mangabeu fuliginoso Cercocebus atys
Mangabeu-de-crista-preta-do-sul Lophocebus aterrimus opdenboschi
Babuíno de Chacma do Sul Papio ursinus ursinus
Gelada do Sul Theropithecus gelada obscurus
Macaco de Patas do Sul Erythrocebus patas baumstarki
Macaco do Talapoim do Sul Miopithecus talapoin
Macaco de nariz pintado Cercopithecus petaurista
Macaco de colarinho branco de Stairs Cercopithecus mitis erythrarchus
Macaco de nariz de massa de Stampfli Cercopithecus nictitans stampflii
Macaco azul de Stuhlmann Cercopithecus mitis stuhlmanni
Macaco-de-cauda-de-sol Allochrocebus solatus
Rio Tana Mangabeu Cercocebus galeritus
Colobo vermelho do rio Tana Piliocolobus rufomitratus
Macaco Tantalus Chlorocebus tantalus
Macaco Tantalus Chlorocebus tantalus tantalus
Tanzânia Macaco de Sykes Cercopithecus mitis monoides
Colobo vermelho de Temminck Piliocolobus badius temminckii
Colobo vermelho de Tshuapa Piliocolobus tholloni
Mangabeu de crista do Uganda Lophocebus albigena ugandae
Colobo vermelho da Alta Guiné Piliocolobus badius badius
Colobo vermelho de Uzungwa Piliocolobus gordonorum
Macaco Vervet Chlorocebus pygerythrus
Macaco dourado das Virungas Cercopithecus mitis kandti
Guereza Ocidental Colobus guereza occidentalis
Macaco de nariz pequeno ocidental Cercopithecus petaurista buettikoferi
Macaco de Patas Ocidental Erythrocebus patas patas
Colobo vermelho ocidental Piliocolobus badius
Mangabeu-de-nariz-branco Cercocebus lunulatus
Macaco bigodudo de nariz branco Cercopithecus cephus ngottoensis
Colobo de coxa branca Colobus vellerosus
Macaco do Lobo Cercopithecus wolfi
Babuíno amarelo Papio cynocephalus
Macaco de nariz amarelo de cauda vermelha Cercopithecus ascanius whitesidei
Colobo vermelho de Zanzibar Piliocolobus kirkii
Macaco de Zanzibar Sykes Cercopithecus mitis albogularis

E assim terminamos o nosso olhar sobre os macacos africanos. O que acha - alguma das nossas escolhas para os macacos africanos mais emblemáticos o surpreendeu? Acrescentaria mais algum?

Diga-nos o que pensa, ou quaisquer experiências que tenha tido ao ver estes animais na natureza, na secção de comentários abaixo!

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.