Animais feios

  • Compartilhar Isso
Franchesca Patterson

Se está interessado em saber mais sobre os animais feios, ou se quer ver o animal mais feio do planeta, então leia abaixo a nossa opinião...

A natureza é uma coisa maravilhosa, mas nem todas as criaturas são tão giras como um urso panda ou tão bonitas como um leopardo.

Embora cada organismo seja importante e cada animal tenha um papel a desempenhar, há alturas em que a evolução dá origem a uma criatura que não corresponde exatamente ao padrão estético a que estamos habituados como humanos...

Esta é outra forma de dizer que há animais muito feios.

No entanto, a beleza e a fealdade são ideias bastante subjectivas e relativas.

Por isso, sem qualquer abordagem científica, seleccionámos uma variedade de espécies para mostrar até que ponto a natureza pode ser feia.

Cada animal feio listado abaixo é mostrado com uma foto para prova e classificado em nenhuma ordem particular.

Os peixes mais feios são dignos de um post próprio.

Assim, com este contexto em mente, vamos ver a nossa seleção de 15 dos animais mais feios do mundo:

Condor da Califórnia

Condor californiano, uma ave feia e multicolorida

Uma das aves mais raras do mundo, os programas de reprodução ajudaram o condor californiano ( Gymnogyps californianus ), que está à beira da extinção.

Em determinada altura, no final do século XX, existiam apenas oito condores californianos vivos.

Atualmente, com mais de 200 aves em estado selvagem, a população está muito mais saudável, mas continua a estar criticamente ameaçada.

Embora sejam a maior ave terrestre voadora, têm um aspeto incrivelmente gracioso quando planam sobre os desertos e desfiladeiros do Oeste dos EUA.

No entanto, se olharmos mais de perto, são muito menos fotogénicos, com uma cabeça e um pescoço carecas, enrugados e multicoloridos, adaptados para a recolha de lixo.

Tal como os abutres, o facto de não terem penas na cabeça significa que não ficam cobertos de coágulos de sangue quando apanham carniça grande.

Rato toupeira nu

Rato-toupeira nu - um dos animais mais feios!

Ratos-toupeira nus ( Heterocephalus glaber ) são criaturas únicas por uma série de razões, para além do seu aspeto animal realmente feio.

Em primeiro lugar, são o único roedor (quase) nu, com o seu corpo quase sem pêlos adaptado a uma vida escavada abaixo do nível do solo.

Os poucos pêlos finos que têm no corpo funcionam como bigodes para os ajudar a sentir o ambiente que os rodeia.

Em segundo lugar, estes roedores vivem em colónias subterrâneas semelhantes a insectos, com várias dezenas de taxas, lideradas por uma ratazana rainha reprodutora.

Mais aparentados com os porcos-espinhos, porquinhos-da-índia e chinchilas (do que com as toupeiras ou ratos), são os roedores de vida mais longa, sobrevivendo até 30 anos na natureza.

Por passarem quase toda a sua vida debaixo da terra, não precisam de ter uma visão forte e são quase cegos, o que talvez seja o melhor, uma vez que, tendo em conta o seu aspeto, não têm de se ver uns aos outros!

Macaco de probóscide

O nariz mais grande da natureza no macaco probóscide

Encontrado apenas na ilha asiática de Bornéu, o macaco probóscide de aspeto único ( Nasalis larvatus ) é atualmente uma espécie em vias de extinção devido à destruição do seu habitat.

Não se sabe exatamente porque é que os macacos machos têm um nariz tão grande e bulboso, mas pensa-se que os ajuda a atrair uma companheira, a fazer o seu chamamento caraterístico de buzinas altas ou a intimidar outros machos concorrentes.

Ou possivelmente uma combinação dos três.

Estes macacos mais feios têm uma habilidade não relacionada: são alguns dos melhores nadadores que existem, graças aos seus pés e mãos com membranas - capazes até de nadar mais do que predadores como os crocodilos!

Toupeira de nariz estrelado

A toupeira de nariz estrelado - um nariz ainda mais estranho do que o do macaco de probóscide!

A pequena toupeira de nariz estrelado ( Condylura cristata ) faz parte desta lista dos animais mais feios devido aos incríveis órgãos em forma de tentáculos que brotam da sua cara.

Este "nariz" é composto por 22 apêndices carnudos cobertos com mais de 25.000 receptores super-sensíveis que ajudam a toupeira a encontrar o seu caminho subterrâneo.

Apesar de não ser um bom visual para um desfile de beleza, este nariz de estrela é um dos órgãos mais sensíveis que a natureza criou, ajudando a toupeira de nariz de estrela a tornar-se um caçador muito competente e mestre do seu domínio subterrâneo.

Este é verdadeiramente um dos animais mais feios que alguma vez verá.

Aye-aye

É um gremlin ou um aye aye?

O aye-aye ( Daubentonia madagascariensis ) não é um gremlin que ganhou vida, mas sim um lémure noturno que se encontra em Madagáscar.

O seu pelo desgrenhado, os olhos esbugalhados, os incisivos em crescimento contínuo e as orelhas enormes fazem deles um dos primatas mais feios do mundo e uma adição fácil a esta lista dos animais mais feios do mundo (além de uma menção honrosa na nossa lista de nomes de animais mais engraçados!)

Para além do seu aspeto estranho, o olho-de-macaco tem um dedo médio ossudo e invulgarmente comprido. Quando caminha sobre um ramo, o olho-de-macaco bate com este dedo médio para ouvir os ecos e depois mastiga a madeira, utilizando o dedo médio para arrancar insectos para comer.

Tartaruga com pescoço de serpente da Ilha Roti

Tartaruga de pescoço de serpente da ilha Roti

Esta tartaruga de aspeto estranho é endémica da ilha indonésia de Rote.

O seu pescoço é tão comprido que, ao contrário de outras tartarugas e cágados, não conseguem retirar a cabeça para dentro da carapaça, pelo que a enrolam na parte lateral da carapaça.

Com uma área muito pequena de habitat natural disponível, combinada com uma forte perseguição para o comércio de animais de estimação, estas tartarugas feias estão a sofrer um declínio populacional na natureza.

Morcego-ferradura

Quer um beijo de um morcego-ferradura de orelhas compridas?

O morcego-de-ferradura ( Rhinolophus philippinensis ) deve o seu nome à forma das suas "folhas de nariz" - a estranha orelha que se encontra no meio da cara.

A parte superior é pontiaguda e a parte inferior tem a forma de uma ferradura.

Tal como outros morcegos insectívoros, o morcego-ferradura usa a ecolocalização para apanhar as suas presas, e pensa-se que o seu órgão facial invulgar o torna mais atento às ondas sonoras, melhorando a sua caça.

Pode ser um bom caçador, mas não é nada bonito!

Salamandra gigante chinesa

O que é?! Uma salamandra gigante chinesa

A salamandra gigante chinesa ( Andrias davidianus ) é o maior anfíbio do mundo e pode crescer até 2 metros.

Endémica de riachos e lagos de montanha na bacia do rio Yangtze, na China central, esta salamandra é totalmente aquática e consegue respirar através da pele.

A sua pele tem também receptores especiais que captam as vibrações da água, ajudando-os a localizar as suas presas.

Não temos a certeza se esta salamandra é realmente feia, ou apenas um pouco estranha - de qualquer forma, é certamente única.

Está também criticamente ameaçada na natureza devido à perda de habitat e à recolha excessiva, uma vez que é utilizada na medicina tradicional chinesa e é também considerada uma iguaria para consumo.

Elefante-marinho

Elefante-marinho - o animal mais feio da lista?

Talvez acrescentar um elefante-marinho ( Mirounga angustirostris ) a esta lista de animais feios é um exagero, uma vez que as crias e as fêmeas de elefante-marinho são relativamente bonitas e até mesmo engraçadas.

No entanto, na maturidade sexual, os machos começam a desenvolver um nariz gigante que continua a crescer durante cerca de cinco anos, tornando-os verdadeiramente merecedores do seu nome (referindo-se à tromba do elefante).

Se a isto juntarmos o comportamento dos machos, que lutam entre si ferozmente para controlar secções das praias que contêm grupos de fêmeas, é frequente que acabem por se assemelhar ao espécime da fotografia.

Um estado e tanto, e que merece ser classificado como um animal feio, estamos certos de que concordará!

Hiena

Hiena risonha

As hienas são componentes únicos e vitais da maior parte dos ecossistemas africanos, aproveitando-se das matanças de outros animais para obterem refeições fáceis e caçando elas próprias.

A dimensão de uma morte ou de uma necrópole de hienas é geralmente determinada pela dimensão do clã da hiena, que pode chegar às dezenas.

As hienas comem todas as partes de um animal, incluindo ossos e cascos.

As hienas adaptam-se a quase todos os habitats e podem ser encontradas em prados, bosques, savanas, orlas de florestas, sub-desertos e montanhas.

Cegonha Marabu

A cegonha maribu é a ave mais feia?

As cegonhas-marabu são uma das aves mais características de África a sul do Sara - e uma das maiores aves do mundo. Encontram-se tanto em habitats húmidos como áridos, muitas vezes perto de habitações humanas, em particular de aterros sanitários.

É uma ave de aspeto invulgar, careca e com mechas de cabelo, talvez digna de ser incluída na lista dos cinco feios. Tem uma envergadura de 2,6 metros e uma altura de 1,5 metros.

Os marabus são necrófagos que se alimentam de tudo, desde térmitas, flamingos, pequenas aves e mamíferos a detritos humanos e elefantes mortos, alimentando-se também de carcaças com outros necrófagos como os abutres e as hienas.

Facto interessante sobre a cegonha maribu: tem os ossos das pernas e dos pés ocos, uma adaptação para a ajudar a voar

Rã do Titicaca

Sapo do Titicaca, também conhecido como "sapo escroto

A rã do Titicaca ( Telmatobius coleus ) vive nos altos Andes em torno do Lago Titicaca e é conhecida por crescer até 0,5 metros de comprimento.

É também conhecida como rã escrotal, que descreve a sua pele solta e larga que ondula à volta do seu corpo em dobras. Só o nome já faz com que a rã do Titicaca ganhe um lugar nesta lista!

Pensa-se que as dobras de pele servem para dar à rã uma superfície extra para absorver mais oxigénio da água do lago.

Tal como muitos animais desta lista, a rã do Titicaca está ameaçada de extinção devido à poluição causada pela exploração mineira, à recolha para consumo e à inclusão numa bebida de "sumo de rã" que se acredita ser afrodisíaca.

Abutre

Um abutre procura a sua próxima refeição

Os abutres são aves de rapina necrófagas, que não gostam de mais nada do que apanhar as carcaças de animais mortos nas planícies africanas.

África tem 11 espécies de abutres, das quais nove estão confinadas apenas ao continente. Infelizmente, sete destas 11 espécies de abutres estão classificadas como animais africanos em perigo ou criticamente ameaçados.

Os abutres são carinhosamente conhecidos pelos amantes da natureza em todo o mundo como a "Equipa de Limpeza da Natureza". São um dos necrófagos mais bem sucedidos da natureza e ajudam a limpar as paisagens africanas como nenhum outro.

Javali

Javali - animal bonito ou feio?

Javalis ( Phacochoerus africanus ) encontram-se normalmente em grupos familiares, onde passam a maior parte do tempo à procura de comida ou a chafurdar na lama dos charcos.

À noite, abrigam-se em tocas, entrando primeiro pela cauda. Como membros selvagens da família dos porcos, estes animais feios têm um nariz de porco caraterístico, verrugas na cara, uma juba de pelo que cai em cascata pelo dorso e presas afiadas que saem da boca.

Se juntarmos tudo isto, não são uma imagem de beleza, mas estão muito bem adaptados para viver em toda a África subsariana, com preferência por bosques abertos e savanas.

O que achaste da nossa lista de animais feios? Algum animal óbvio que tenha faltado? Ou algum animal da lista que consideres que é tratado de forma cruel e que deva ser removido? Gostaríamos de te ouvir na secção de comentários abaixo!

E se se sentir preocupado com o bem-estar de algum destes animais, talvez valha a pena entrar em contacto com a Ugly Animal Preservation Society (sim, isso existe!).

Franchesca Patterson é uma ávida amante da natureza e entusiasta da vida selvagem. Com uma profunda paixão por explorar o ar livre, Franchesca passou inúmeras horas em safaris de aventura em diferentes continentes. Seu desejo de compartilhar essas experiências incríveis a levou a criar seu aclamado blog, Blog sobre Safari.Com formação em ciências ambientais, Franchesca traz uma perspectiva única à sua escrita, combinando seu conhecimento sobre conservação da vida selvagem e seus encontros pessoais na natureza. Através de seus artigos envolventes e informativos, ela pretende inspirar outras pessoas a apreciar e proteger o mundo natural.Os escritos de Franchesca não apenas capturam a beleza deslumbrante dos destinos de safári, mas também investigam as complexidades do comportamento animal, os desafios de conservação e a importância do turismo sustentável. Sua narrativa vívida e fotografia cativante permitem que os leitores mergulhem nas paisagens selvagens e se conectem com as incríveis criaturas que as habitam.Seja rastreando leões na savana ou observando aves migratórias em áreas úmidas remotas, a dedicação de Franchesca em promover o turismo responsável e ético transparece em cada artigo que ela escreve. A sua capacidade de transmitir a magia das aventuras de safari aos seus leitores, ao mesmo tempo que reafirma a importância da preservação destes preciosos ecossistemas, distingue-a como uma conhecedorae voz compassiva na comunidade de blogs sobre vida selvagem.Com o Blog sobre Safari, Franchesca pretende encorajar os seus leitores a embarcarem nas suas próprias viagens de safari, educá-los sobre as maravilhas do mundo natural e capacitá-los para causarem um impacto positivo na conservação da vida selvagem. Seus escritos servem como uma porta de entrada para revelar a beleza e a emoção que uma aventura de safári pode oferecer, tornando seu blog um recurso obrigatório tanto para entusiastas experientes da vida selvagem quanto para viajantes curiosos que desejam se aventurar na natureza pela primeira vez.