imagem

 

 

 

     

 

 

 

CRISTO: O PODER DA MOTIVAÇÃO – PARTE IV

 

Por Ernesto Berg

 

 

Não se deixe defraudar. Você é a menina dos olhos do Pai, e como tal, tem direitos espirituais e físicos que ninguém pode usurpar-lhe.

Cabe a você colocar isso em prática. Está disposto a tomar posse da herança a que tem direito, ou vai deixá-la esvair-se pelo ralo? Depende só de você. Eis um exemplo.

 

A criada zelosa

Kenneth Hagin fala em um de seus livros, sobre um fato real ocorrido na Inglaterra, no início do século XX.

Certa senhora trabalhou por muitos anos em uma mansão, cuidando da rica proprietária com muito zelo e carinho. A criada embora analfabeta era muito zelosa e prestativa, o que fazia com que a patroa a tratasse com amabilidade e benevolência.

Após 25 anos esta veio a falecer, o que obrigou a criada a voltar para sua pequena casa nos subúrbios da cidade. Como não tinha amigos nem posses, ela viveu vários anos em situação de extrema pobreza, até que acabou adoecendo gravemente.

 

O médico foi chamado às pressas, o qual receitou-lhe alguns remédios. Enquanto anotava o nome dos medicamentos, um papel emoldurado chamou atenção do doutor. Estava pendurado na parede do pequeno quarto de dormir. Ele perguntou o que significava aquele papel.

 

“Oh”, respondeu a criada, “esta é uma lembrança que a minha falecida patroa deixou-me pouco antes de morrer.”

O médico leu o documento emoldurado e, surpreso, perguntou  à senhora se ela sabia o que estava escrito nele.

 

 “Nunca procurei saber o que está escrito, mas acho que é uma carta de agradecimento pela ajuda que prestei a ela. Ela era uma senhora muita bondosa e distinta.”

 

“Pois este documento”,disse-lhe o médico, “é um testamento declarando-a herdeira de todas as propriedades da falecida patroa. A senhora é uma mulher muito rica, e não sabe disso.”

 

A criada viveu na penúria durante anos, sem nenhuma necessidade, porque ignorava o fato de ser a única herdeira das propriedades. Mas o ser herdeira não a tornava automaticamente rica. Ela tinha antes que registrar o documento e tomar posse de seus domínios. O papel em si não a tornaria abastada, porém a ação de assumir as propriedades o faria.

 

Acontece o mesmo com as pessoas. Todos, sem exceção, possuímos uma escritura que diz que através de Cristo, cada um de nós tem plenos direitos de prosperidade e felicidade. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”, disse Jesus. João 10.10

O que cabe a cada um fazer é tomar plena posse do que a escritura nos dá. Se não assumir esses direitos, eles ficarão emoldurados na parede, sem que advenha qualquer benefício a você. Infelizmente a maioria das pessoas ignora isso, porque desconhece seus direitos bíblicos alicerçados na Palavra.

 

Não por acaso Deus diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.” Oséias 4.6

A destruição individual  ocorre por falta de conhecimento e da sua aplicação na vida diária do que a Palavra diz. Paulo apóstolo declara exultante: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4.19

Note bem: todas as necessidades, não uma ou duas, mas todas. E Cristo é o canal por onde fluirão os suprimentos sejam físicos, emocionais, psicológicos, mentais, materiais.

 

A idéia de Deus para o ser humano é o sucesso

Napoleon Hill, Dale Carnegie, Ralph Waldo Emerson, Earl Nightingale, e mais recentemente, Wayne Dyer, Randy Gage, Joe Vitale, Rhonda Byrne (autora de O Segredo), só para citar alguns autores, escreveram centenas de obras de sucesso sobre pensamento positivo, ou

novo pensamento, como querem alguns. Essas pessoas pesquisaram, descobriram e disseminaram largamente os princípios do sucesso.

Entretanto, os “segredos” que “descobriram”, não são segredos, nem descobertas, porque já constam na Bíblia a milênios. É bom que seja dito que todos os princípios verdadeiros para o sucesso a respeito do qual eles escreveram ou continuam escrevendo, estão profundamente arraigados nos ensinamentos dos grandes personagens bíblicos como Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Davi, Salomão, Daniel, Neemias e, sobretudo, Jesus Cristo, Paulo, Tiago e João, dentre outros.

 

As pessoas do passado não tinham contato com a profusão de ensinamentos positivos e atuantes a respeito da fé em Deus que nós temos hoje em dia. Isto foi fruto de uma teologia negativa e de uma hierarquia eclesiástica medieval ultrapassada que infeccionou a tal ponto suas mentes que elas não se sentiam motivadas para associarem os princípios do sucesso com a sua verdadeira origem bíblica da fé e da realização em Deus.

Assim, os autores a que me referi, com medo de serem considerados “ultrapassados’, ou “religiosos”, referem-se a Deus com terminologias do tipo: “Consciência Cósmica”, “Inteligência Infinita”, “Mente Universal”, “Força Cósmica”, “Universo” etc.

 

Em vez de ingenuamente, acusarmos as obras desses escritores de fórmula diabólica de humanismo, os verdadeiros cristãos devem inquirir e investigar sobre essas leis, separar aquilo que de bom que já foi pesquisado, organizado e publicado (corrigindo o que não é bíblico), e atrelar esses princípios do sucesso à fórmula bíblica de Deus, ensiná-los e publicá-los para que possam tornar-se grandes empreendedores e gigantes comerciais e industriais do nosso mundo.

 

O que toda pessoa, entretanto, deve precaver-se ao ler aquelas obras, é não descambar para o individualismo (o que facilmente pode ocorrer), e também não alicerçar-se na crença ingênua de que somos cem por cento autossuficientes em tudo o que fazemos ou queremos. É isso que muitos desses autores levam o leitor a induzir, omitindo que a nossa “autossuficiência” é totalmente limitada pela nossa condição de sermos, fisicamente, seres humanos mortais.

Se fôssemos tão autossuficientes todos decretariam para si mesmos a imortalidade, num corpo eternamente jovem e são. Qual desses autores, a despeito de todo o seu propalado poder mental e espiritual, já realizou essa façanha?

 

Entretanto, se você estiver ligado a Deus e sua Palavra, não há limites ao seu potencial de realização. “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida...Pega-te à correção (à Palavra) e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” Provérbios 4. 10 e 13. 

Em outras palavras Deus diz: “Ouça e coloque em prática os meus conselhos; assim você terá uma vida longa e feliz. Tome posse do meu ensino. Ele dará sentido e razão ao seu viver.”

 

Se você fixar os olhos no estilo de vida superior (o de Deus), não se intimidará nem fugirá, quando a caminhada tornar-se pesada, pois transformará cada obstáculo em oportunidade para crescimento. Você terá sonhos cada vez maiores e, com a ajuda de Cristo, tornará tais sonhos em realidade. Se, num primeiro momento, for derrotado, aprenderá a partir dos erros, aproveitará para aprender as estratégias certas, e voltará imediatamente a procurar sempre o melhor, fixando metas cada mais altas em cada rodada.

 

“Mas aqueles que buscam ao Senhor de nada tem falta.” Salmos 34.10b

 

O poder de Deus  em sua vida tem limites? Sim!

Gostou da pergunta? Talvez não tenha gostado da resposta. O poder de Deus em sua vida tem limites? Tem limites, sim. Somos nós que limitamos o poder de Deus em nossa vida de acordo com o tamanho de nossa fé. 

Como disse um sábio certa vez, não adianta reclamar perante o imenso oceano de que ele lhe fornece pouca água, quando a única coisa que você tem na mão para carregá-la é um baldinho.  Aumente o tamanho do recipiente e terá muito mais água; aumente o tamanho da sua fé e receberá muito mais, pois “a quem tiver, ser-lhe-á dado em abundância, e ao que não tiver, até o pouco que tem lhe será tirado”.  Mateus 25.29

 

O seu mundo é do tamanho exato da sua crença; e a vida que você vive hoje é do tamanho exato da sua crença posta em ação. “A fé sem obras (ação) é morta.” Tiago 2.20.

As pessoas costumam dizer que a fé pode diminuir com o tempo, ou mesmo esvair-se, e que a motivação sempre acaba.  Mas a higiene de um banho também sempre acaba, por isso é bom fazê-la diariamente. O mesmo acontece com a fé e a motivação que precisam ser praticados diária e continuamente ou não surtirão o efeito desejado. 

“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.” Hebreus 11.1 Uma pessoa que tem fé acerta o alvo antes de disparar o tiro.

 

Somos filhos de Deus

O homem nunca está satisfeito, nem mesmo quando constrói um império. Ele está sempre anelando por algo mais profundo, mais completo. Entretanto, isto não encontramos no mundo exterior. Está no mais profundo de nós. Nunca encontraremos a verdadeira felicidade e a verdadeira fonte da fortaleza enquanto não formos capazes de penetrar em nossa própria alma. É onde encontraremos Deus. Nossas posses, nossos amigos frequentemente nos falham. Porém Deus, que habita dentro de nós e conhece o nosso coração, Ele nunca falha. A verdadeira felicidade não repousa nas condições materiais; ela é encontrada somente Naquele Que É.

 

“Filhinhos sóis de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 1 João 4.4

 

Somos todos criaturas de Deus, mas para assumirmos o papel de seus filhos, temos antes que aceitar o protetorado e senhorio de Cristo sobre nossas vidas (veja Palavras Finais, no final do livro). Então, se você crer na Bíblia e começar a afirmar aquilo que Ela declara, Aquele que é maior Se levantará dentro de você e iluminará sua mente, orientará seu espírito, trará saúde ao corpo e ajuda em todos os momentos e aspectos da vida.

 

Adote como hábito afirmar em toda dificuldade ou crise que enfrentar: “Sou vitorioso. Sou mais que vencedor, porque o Criador habita em mim e Ele me fará vencer a crise. Aquele que é maior fará de mim um sucesso. Não poderei fracassar.”

Não se trata de vaidade ou orgulho pessoal, mas glorificar Aquele que é Maior e habita em você. Desse modo Ele irá operar a seu favor.

 

Porém, quando um problema ou necessidade surge em sua vida, a maioria afirma: “Não conseguirei superar isso”, ou “Não consigo fazer isso”. Por que? Porque estão confiando exclusivamente em si mesmos para vencerem a crise e sabem que lhes falta a capacidade pessoal de superar os obstáculos. Assim, colocam o poder de Deus de lado e deixam de acioná-lo.

Se, porém, estamos conscientes de que Deus está em nós, sabemos que Ele tem a capacidade de fazer tudo, pois “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis para Deus”. Lucas 18.27. Podemos, portanto, parar de dizer “Não conseguirei”, e começar a declarar com confiança: “Eu posso porque estou confiando em Deus. Eu posso, porque Deus está dentro de mim e ele me dará a vitória! Ele faz de mim um sucesso. Obrigado Senhor por essa vitória incontestável.”

 

O líder bate à sua porta

Precisamos aprender a ter consciência de Deus no íntimo, pois é Cristo que diz:”Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” Apocalipse 3.20

Palavras poderosas. O significado é que Jesus bate à porta de nosso coração e mente; se alguém ouvir sua voz, isto é, ouvir seus ensinamentos, e abrir espontaneamente a porta do seu coração, Cristo entrará em sua casa, ou seja, entrará no nosso ser interior e ceará, isto é, partilhará o alimento da verdade, da vida e da fé conosco, dando-nos paz, amor e sucesso.

                                                                                                                                                    

Quando aceitamos a Jesus, como Senhor e Salvador, Ele literalmente passa a habitar e fazer seu lar permanente em nosso coração. E como Jesus realmente habitará em nós? Mediante a sua fé!

Quando Cristo habitar em nosso coração, não haverá lugar para outra coisa senão luz, verdade, fé, amor, realização plena. Não sobrará espaço para medos, angústias, depressão, stress, doenças, agressividade, competitividade; não sentirá mais necessidade de fazer as coisas nocivas que praticava em seus relacionamentos, nos hábitos de saúde ou nas atitudes e  comportamentos, porque a luz e a vida preencherão todos os espaços do seu ser.

 

“Não devo”, “não posso”, “é proibido”, “é errado”, “é pecado’ etc.,  tudo isso deixa de existir, e é substituído por aquilo que habita em você, plantado em seu coração: a verdade e a justiça de Deus. Então já não haverá falsidade, mentira, engano, o “faz de conta”, o viver de aparências, o esconde-esconde de determinadas atitudes e práticas, porque o Espírito de Deus, o Espírito Santo, que habita em você,  agirá em sua vida através da sua consciência e da sua voz interior, que se manifestará de forma incisiva em todos os atos de sua existência.

 

“Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração.” Jeremias 31. 33b

Isto é um compromisso divino e uma promessa bíblica, e a Palavra não mente. Porque Deus não tem compromisso com o Papa, Deus não tem compromisso com Billy Graham, não tem compromisso com o padre, não tem compromisso com o pastor, nem  com ninguém. Deus só tem compromisso com a Sua Palavra. Se está escrito, vale. Se não está escrito, não vale. Deus é a Palavra, e a Palavra é Deus manifestado. Ela revela a Sua vontade. Se você for fiel e seguir o que está escrito, Deus cumprirá as suas promessas em relação a você, e a qualquer outra pessoa, não importa quem seja, pois Ele é sempre fiel ao que diz e promete.

 

 

Trecho extraído do livro O Maior Empreendedor do Mundo, de Ernesto Berg.

Reprodução autorizada desde que citada a autoria e a fonte.

 

PARA LER A PARTE I DO ARTIGO  CRISTO: O PODER DA MOTIVAÇÃO  CLIQUE AQUI

 

PARA LER A PARTE II DO ARTIGO  CRISTO: O PODER DA MOTIVAÇÃO  CLIQUE AQUI

 

PARA LER A PARTE III DO ARTIGO  CRISTO: O PODER DA MOTIVAÇÃO  CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a

 

 

imagem

 

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

 

imagem

imagem